Mês de Mulher: principais cuidados com a saúde

Muito se fala sobre doenças, mas pouco se fala sobre o que fazer para evitá-las. Ter cuidado com a saúde é algo primordial e que não deve ser deixado em último caso. Afinal, infelizmente, muitas pessoas só vão se cuidar quando é a última opção.

Além da importância de se falar sobre saúde, deve-se enfatizar certos grupos, por exemplo: idosos, crianças, pessoas com deficiência, homens e mulheres. Pois, cada um necessita de uma atenção especial e diferente.

Março está iniciando e, com ele, vem o destaque por ser o mês de cuidado com a saúde feminina. No qual, o maior foco são cuidados e tratamentos de problemas para mulheres, que devem ser tratados adequadamente e merecem a devida atenção.

Por isso, separamos algumas dicas sobre os principais cuidados com a saúde da mulher. Confira!

1. Ginecologia e mamografia

Cuidar do corpo desde cedo ajuda a diminuir os riscos de uma futura doença. Por isso, indica-se ir a uma consulta ginecológica pelo menos 1 vez por ano após a primeira menstruação.

Lembrando que é dever dos responsáveis orientar e levar a criança para profissionais especializados.

Já mulheres maduras precisam se atentar ao câncer de mama que, às vezes, descobrem tarde demais por não terem oportunidade ou até mesmo atenção de fazer o exame mais cedo.

Mas, se há possibilidade de fazer exames, fazê-los o quanto antes. Assim, caso haja algum tumor, a mamografia vai ajudar na descoberta há tempo de um tratamento eficaz.

2. Conhecimento

Você não precisa ser médica para saber quando algo está nitidamente estranho com seu corpo. Portanto, procure sempre estar atento aos sinais, ver qualquer coisa de diferente como sinais, manchas ou dores, isso pode ajudar o(a) médico(a) a identificar uma doença ainda cedo.

Outro fator importante é dar a atenção que o seu corpo necessita. Por exemplo, saber que muitas mudanças acontecem com o passar dos anos e que a cada nova década seu corpo vai precisar de um especialista diferente para “problemas” diferentes.

3. Acompanhamento médico

É importante ter um especialista acompanhando as mudanças do seu corpo no decorrer do tempo, ele será responsável por lhe orientar nos exames necessários e cuidados especiais segundo o que seu corpo precisa.

Dentro desse acompanhamento médico, exames de sangue e uma boa alimentação vão ajudar bastante.

Assim, por meio de uma boa alimentação, o seu corpo conseguirá manter uma boa imunidade e lutar contra possíveis doenças, já os exames de sangue, ajudarão a saber se o que seu corpo tem excesso ou escassez.

4. Terapia

Muitos dos nossos problemas são efeitos de uma mente cansada e cheia. Afinal, para o nosso corpo trabalhar e funcionar bem, nossa mente precisa estar ativa e dando atenção ao importante, assim sendo crucial um acompanhamento psicológico.

5. Higiene

Por incrível que pareça, muitas das doenças acabam acontecendo por falta de higiene pessoal. Por exemplo, fungos e bactérias que podem se proliferar por falta de uma boa limpeza no local.

Deseja dar a atenção que a sua saúde precisa? Entre em nosso site e conheça mais de 15 especialidades da nossa clínica.

Disponível em: Mês da mulher: cuidados com a saúde feminina. https://www.oestesaude.com.br/oestemaissaude/atualidades/mes-da-mulher-cuidados-com-a-saude-feminina.html. Acesso em: 08 de março de 2023

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.