Podemos observar que o atendimento humanizado e personalizado é cada vez mais importante, mas muitos médicos ainda não sabem como criar uma boa relação com seus pacientes.
Essa boa relação é muito importante para conseguir cativar o paciente, fidelizando e fazendo com que o seu tratamento tenha bons resultados.
Além disso, manter um bom relacionamento com os pacientes também permite que eles se sintam mais satisfeitos e indiquem o profissional para outras pessoas.
Para saber mais sobre o assunto, acompanhe algumas dicas que trouxemos a seguir!
Dicas de um bom relacionamento com os pacientes
Cativar e manter um bom relacionamento com os seus pacientes é muito importante para a clínica. Isso porque, além dos pacientes satisfeitos voltarem quando precisam, também optam por manter uma regularidade nas consultas.
Outro ponto importante é que, quando os pacientes são bem atendidos de forma humanizada, eles automaticamente passam a se sentir mais confortáveis e seguros, confiando totalmente no seu trabalho.
Veja a seguir como colocar isso em prática!
Saiba quem são seus pacientes
Conhecer o paciente é essencial para cativá-lo porque mostra que você realmente está interessado em saber o que o preocupa, quais são suas queixas e dores, por exemplo.
Portanto, uma das melhores estratégias para conseguir ter uma boa relação com os pacientes é entender suas necessidades.
Você pode conversar, questionar, se empenhar em entender suas intenções e expectativas e os seus problemas.
Esteja aberto a entender o que o paciente deseja explicar, faça perguntas. Além disso, deixe ele falar sobre o que está relacionado ao seu tratamento, tirar dúvidas e se expressar.
Tenha um pós atendimento
Existem muitos profissionais da área da saúde que não se atentam ao pós atendimento, apenas encerram a relação com os pacientes no momento em que a consulta acaba, e isso não é o ideal.
Afinal, se você não possui interesse em saber como o paciente está depois que foi atendido, saiba que o tratamento pode não ser tão eficaz, pois ele pode apresentar dúvidas e não seguir corretamente.
Tenha mais de um canal de comunicação
Grande parte dos brasileiros possuem acesso à internet hoje em dia. Com isso, em sua maioria, estão presentes também nas redes sociais, como no WhatsApp, por exemplo.
Com isso, o ideal para que você tenha um bom relacionamento com seus pacientes é estar presente onde eles estão, ou seja, diversificar os canais de comunicação para dar informações, tirar dúvidas, estar mais perto e cativar sua atenção.
A Clinipae tem especialistas que prezam pela relação de carinho e respeito com os pacientes. Acesse o site e confira as nossas especialidades! Entre em contato e tire suas dúvidas!
Disponível em: 9 Dicas para melhorar o relacionamento com seu paciente. https://www.doctormax.com.br/9-dicas-para-melhorar-o-relacionamento-com-seu-paciente/. Acesso em: 21 de março de 2023. e confira as nossas especialidades! Entre em contato e tire suas dúvidas!