Verão: quais são os cuidados essenciais com a saúde?

Certamente, o verão é uma das épocas mais aguardadas. Afinal de contas, é a estação que nos traz a oportunidade de passarmos um bom tempo em contato com a natureza.

No entanto, pelo fato do verão ser mais quente do que as demais estações, é fundamental tomarmos alguns cuidados essenciais.

Por esse motivo, vamos mostrar para você 5 dicas práticas eficientes para você ter um verão muito mais saudável, tranquilo e proveitoso. 

Então, continue lendo até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

1. Proteção contra o sol

Sem dúvida, uma das principais dicas de cuidados com a saúde durante o verão é o uso do protetor solar. Isso porque, nessa estação, o clima costuma estar mais quente do que o habitual. 

E para quem aproveita essa época para passar uns dias na praia ou ao ar livre, é essencial cuidar da pele.

A exposição ao sol em excesso pode causar inúmeros incômodos, como as leves queimaduras e vermelhidão, além de estragar o clima de descontração do verão.

Portanto, neste verão, não se esqueça do protetor solar com um fator protetor considerável para o seu tipo de pele.

2. Hidratação

Não menos importante do que a proteção contra o sol, é a hidratação. Por isso, beba bastante água durante os dias de verão — em média 2 a 3 litros ao dia — para manter seu organismo em pleno funcionamento e seu corpo bem hidratado.

Além disso, evite consumir produtos alcoólicos ou que contenham grandes quantidades de cafeína. O álcool em excesso nos deixa fatigados e pouco resistentes, além de contribuírem com a desidratação.

3. Prática de atividade física

Se você acha que seu ritmo de atividade física durante o verão deve diminuir, está muito enganado. A única questão que você precisa ficar de olho são nos horários que costuma se exercitar.

Evite fazer aeróbicas ou outros tipos de exercícios ao ar livre entre 12h e 16h — que são os horários de maior incidência solar. Além disso, não se esqueça de passar protetor solar, mesmo após esses horários.

4. Uso do repelente

Não é incomum percebermos uma incidência ainda maior de mosquitos durante o verão. Por esse motivo, a fim de evitar pegar um tipo de doença, use um repelente para insetos.

Assim, você estará protegido e poderá passar o verão sem qualquer ameaça de doença por transmissão de mosquitos e outros insetos. Esteja preparado — sobretudo em trilhas, rios e demais lugares que tenham bastante flora.

O verão é uma época bastante aguardada pelos brasileiros. Dessa forma, é essencial aplicar os cuidados necessários para que tenhamos uma excelente experiência nos passeios que a estação nos oferece.

Siga as dicas citadas acima e cuide bem da sua saúde no verão. Gostou das dicas? Deseja saber mais sobre o assunto? Visite nosso blog e confira outros conteúdos relacionados. 


Disponível em: 8 cuidados com a saúde que você deve ter no verão. https://medprev.online/blog/saude/cuidados-com-a-saude-no-verao/. Acesso em: 31 de janeiro de 2023.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.