Dicas rápidas para ensinar primeiros socorros para as crianças

É muito importante que as crianças sejam bem orientadas para eventuais imprevistos de emergência. 

Os familiares e até mesmo os responsáveis pelos cuidados com os menores precisam estar em dia com essa preparação.

Por mais que muitos considerem um processo complicado, ensinar primeiros socorros para crianças pode ser uma tarefa muito mais fácil do que se imagina.

Além de preparar os pequenos para lidar em situações de risco, quando uma criança aprende sobre os primeiros socorros ela também consegue ajudar outras pessoas à sua volta.

Por isso, preparamos algumas dicas rápidas para ensinar primeiros socorros para as crianças. Confira!

A importância de ensinar os primeiros socorros para crianças

Conforme falamos acima, é indispensável que as crianças tenham acesso às orientações sobre os primeiros socorros.

Ajudar o avô, iniciar uma massagem cardíaca e até mesmo fazer um curativo são ensinamentos que fazem muita diferença em situações que um adulto não está por perto.

Um fato bem interessante é que mesmo uma criança com pouco peso, dependendo da idade, já consegue, por exemplo, realizar compressões com determinada força.

Segundo alguns profissionais, o adulto que prepara a criança para esses momentos permitirá que ela esteja mais atenta aos sinais de risco. Ou seja, o aprendizado é completo.

Pensando nisso, veja a seguir algumas dicas rápidas para ensinar primeiros socorros para as crianças:

Como ensinar a criança a chamar ajuda

Vamos imaginar o seguinte cenário: o avô foi encontrado pela criança caído no chão desacordado.

Nesse caso, é necessário ensinar para a criança que a primeira coisa que ela deve fazer é chamar pela pessoa.

Em seguida, você deve dizer para ela que é necessário tocar no ombro da pessoa de forma firme, com a intenção de analisar se ela está respirando ou tendo qualquer outra reação.

Depois disso, deve dizer para ela ligar imediatamente para o Serviço Atendimento Médico e Urgência (SAMU), discando 192.

O adulto deve explicar para a criança como ela vai falar com o atendente. Em seguida, a pessoa do SAMU prestará o suporte necessário, a fim de que ela consiga realizar os primeiros socorros.

Dentro desse ponto, é importante também que os responsáveis não esqueçam de deixar anotado o endereço completo da residência. Afinal, o menor precisa ter fácil acesso a essas informações.

Orientações para as massagens cardíacas

O ritmo cardíaco tem intensidade forte, e por isso, certamente, uma criança se cansará de forma mais rápida.

Sendo assim, a primeira orientação é ensinar a criança que ela deve chamar por ajuda primeiro. E só depois disso, iniciar as massagens cardiorrespiratórias.

Ensine o controle das emoções

Em situações de emergência, o adulto, além de ensinar como uma criança deve pedir ajuda, também precisa orientar sobre o controle das emoções em situações onde vão depender mais da agilidade.

É claro que, a lista de imprevistos que envolvem os primeiros socorros é extensa, mas ensinar o seu filho a como ligar para emergência e ajudar outra pessoa são passos indispensáveis para prevenir fatalidades.

Esteja preparado para os imprevistos

A Clinipae garante atendimento de qualidade para que você possa lidar com os imprevistos da melhor forma possível.

Se você gostou das dicas rápidas para ensinar primeiros socorros para as crianças, entre em contato agora com nosso atendimento.

Disponível em: Ensine seu filho a prestar primeiros socorros. https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/filhos/criancas-ao-socorro/. Acesso em: 13 de outubro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.