10 sinais e sintomas do câncer de mama

De acordo com as pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer, cerca de 66 mil mulheres são acometidas pelo câncer de mama no Brasil.

De antemão, quando se trata dos sinais e sintomas, o nódulo está presente em cerca de 90% dos casos que o câncer de mama.

Dessa forma, sabemos que muitas vezes o nódulo é percebido pela própria mulher.

Também por isso, o Outubro Rosa é tão significativo para conscientizarmos sobre a prevenção.

Sendo assim, um bom momento para o autoexame da mama é após o período menstrual, quando os seios estão desinchados. 

Assim como, para as mulheres que já entraram na fase da menopausa, o autoexame pode ser realizado em qualquer época do mês.

Quer saber mais sobre 10 sinais e sintomas do câncer de mama? Continue a leitura.

1. Alterações no bico do seio

Naturalmente, o bico mamário tende a ser bastante sensível, mas quando há a presença do câncer é comum apresentar alguma deformidade.

Além disso, a coloração estranha ou até mesmo alguma saliência podem ser outros sinais importantes. E, em alguns casos, é comum sentir dor na região.

2. Líquido estranho

Outro sinal de que algo está errado é quando o seio libera algum tipo de líquido que não seja o leite materno. 

Portanto, se doer ou apresentar sangue, é importante ser pontuado como algo urgente a ser tratado.

3. Pele enrugada e avermelhada

Quando a pele apresenta aspecto enrugado, parecido com a casca de uma laranja, e uma cor avermelhada, também temos sinais e sintomas de câncer de mama.

4. Nódulos mamários

Como citado no texto, o nódulo mamário é bastante comum em casos de câncer. Eles podem doer ou não, por isso, é importante procurar um profissional.

5. Nódulos nas axilas e pescoço

Entre vários sintomas, os nódulos nas axilas ou pescoço são os menos comuns, mas é fundamental, também, estar atento a essas áreas do corpo.

6. Inchaço mamário

Em geral, quando há casos de inchaço, eles podem ser em uma parte ou na mama completa, mas também é um sinal claro que algo está na saúde a ser observado.

7. Dor na mama

O câncer de mama também pode causar dor, seja no seio ou na aréola. Geralmente, os incômodos podem ser sentidos com ou sem toque, apesar de não ser uma regra.

8. Mamilo para dentro

Esse sintoma também não é tão comum, porém, pode acontecer em alguns casos. Com isso, a mulher deve observar se o fato persiste ou foi algo isolado.

Portanto, se você perceber o sintoma, pode significar um problema mais grave. Procure um ginecologista.

9. Coceiras

As mamas podem coçar em alguns momentos, mas quando é especificamente nos seios e ocorre frequentemente é importante procurar um especialista.

10. Feridas e crostas

O surgimento de feridas, úlceras e crostas na região da mama é um dos sintomas aparentes da doença. Também podem surgir algumas irritações ou o endurecimento da pele.

Por fim, procure um profissional para saber mais e entender melhor o que fazer com os sinais e sintomas do câncer de mama.

Contudo, não esqueça que o câncer de mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com a gente e converse com os nossos especialistas.


Disponível em: 11 sintomas de câncer de mama (em mulheres e homens). https://www.tuasaude.com/12-sintomas-do-cancer-de-mama/. Acesso em: 05 de outubro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.