Hipertensão: a doença que afeta o coração

Você já deve ter ouvido falar sobre hipertensão, não é mesmo? 

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão pode afetar o equilíbrio dos vasos sanguíneos em seu interior e prejudicar todo o sistema circulatório.

Essa doença é preocupante para os pacientes porque pode acabar levando ao surgimento de outras doenças que podem afetar o coração e os rins, por exemplo.

Isso acontece porque a pressão alta dificulta o batimento natural do coração e exige que ele faça uma força maior do que deveria. 

Assim, os pacientes hipertensos podem acabar desenvolvendo condições graves de saúde que estão relacionadas ao sistema cardiovascular.

Se você deseja entender um pouco mais sobre o que é hipertensão: a doença que afeta o coração, quais os problemas e sintomas, acompanhe as informações a seguir:

Hipertensão: o que é?

A hipertensão arterial é uma doença crônica que acomete o paciente quando a pressão do sangue não está dentro das normalidades.

A consequência disso é uma pressão alta no interior das artérias, que pode acabar prejudicando toda a circulação do sangue e resulta também no prejuízo ao coração. 

Por conta disso, a hipertensão está totalmente relacionada ao aparecimento de doenças cardiopatas.

Mas é válido lembrar que a hipertensão também pode agredir outros órgãos do nosso corpo, como o cérebro, que acaba ficando suscetível à obstrução dos vasos sanguíneos ou ao rompimento deles.

Os rins dos pacientes também podem sofrer, afinal, são os responsáveis por fazer a filtragem do sangue, excretando sódio e água do organismo. 

Eles também possuem a função de regular a pressão do sangue e podem ser prejudicados pela hipertensão, aumentando o risco do aparecimento de doenças renais.

Os olhos também são uma região muito delicada e podem acabar levando prejuízo com a hipertensão, fazendo com que algumas lesões acometam a retina.

A hipertensão normalmente está associada a diversos fatores de risco, como diabetes, estresse, uso excessivo de cigarro e álcool, sono ruim, sedentarismo, doenças renais, obesidade e consumo excessivo de sal.

Principais sintomas da hipertensão

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é uma doença que pode gerar diversos sintomas, como tontura, dores de cabeça, visão prejudicada, dor no peito e zumbido forte no ouvido.

Mas também é comum que a manifestação dessa doença seja silenciosa. Assim, será observada apenas a partir do hábito que o paciente possui ao aferir a sua pressão.

Nesses casos, a doença pode estar em níveis ainda mais elevados. Atualmente, podemos encontrar mais de 36 milhões de brasileiros que são acometidos pela doença. 

Grande parte desse número está entre os idosos, e mais de 200 mil mortes que acontecem todos os anos estão relacionadas direta ou indiretamente com essa doença.

Além disso, é interessante lembrar que os pacientes hipertensos também estão dentro do grupo de risco de desenvolver outros tipos de doenças, principalmente as que afetam o coração.

Prejuízos que a hipertensão causa à saúde

Quando a nossa pressão arterial não está regulada, todo o nosso organismo sente. 

A hipertensão também pode trazer prejuízos aos rins, aos olhos e ao cérebro, prejudicando suas atividades, além das doenças cardíacas que ela pode ajudar a desenvolver.

O sintoma mais comum é o de dores de cabeça. Geralmente, esse sintoma acontece quando o paciente apresenta hipertensão há muitos anos, mas não sabe disso ainda.

A herança genética é outro fator que pode levar a hipertensão. As causas estão relacionadas à herança familiar em mais de 90% dos casos de pacientes.

Por conta disso, se você possui pessoas da sua família que têm hipertensão, o ideal é sempre ter um cuidado maior com os fatores que podem ajudar a desenvolver a pressão alta.

Esse fato não significa que o paciente também terá hipertensão, mas sim que o risco é aumentado. 

Por fim, o ideal é sempre manter um estilo de vida saudável e manter os exames e as consultas ao cardiologista sempre em dia.

Doenças que afetam o coração causadas pela hipertensão

Infarto

A pressão alta é um dos principais fatores que podem aumentar o risco de infarto nos pacientes. 

Isso porque o excesso de pressão na parede do coração faz com que ele não funcione corretamente, dificultando seu relaxamento e contração cardíaca.

Além disso, com o passar dos anos, quando a hipertensão não é tratada como deveria, as artérias do coração acabam sendo lesionadas e fragilizadas.

Esse fator acaba levando ao acúmulo de gordura na região do subendotélio, causando infarto no miocárdio.

Insuficiência cardíaca

Outra doença que a hipertensão pode causar no coração é a insuficiência cardíaca. 

Isso acontece porque a pressão alta dificulta os batimentos do coração, fazendo com que ele faça uma força maior do que realmente deveria.

Conforme os anos passam, o coração aumenta de tamanho, e isso dificulta o seu funcionamento pleno. 

A consequência disso é que o coração fica mais fraco, ou seja, com insuficiência cardíaca.

Acidente Vascular Cerebral – AVC

Assim como a pressão alta acaba lesionando as artérias do coração, é comum que as artérias do cérebro sejam afetadas, provocando o AVC.

A fibrilação atrial, que é uma arritmia mais específica, também pode acontecer a partir da pressão alta no paciente.

Essa arritmia, quando está em níveis mais graves, pode gerar coágulos no coração, que podem acabar entupindo uma artéria do cérebro, causando derrames graves no paciente.

Arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca também é outro exemplo de doença que pode acabar acometendo o paciente que possui pressão alta.

Quando os batimentos do coração não estão em ritmo por conta da hipertensão, pode trazer grandes prejuízos, principalmente para os pacientes que já sofreram com insuficiência cardíaca.

Insuficiência renal

A insuficiência renal também pode acontecer a partir da hipertensão porque sobrecarrega e enfraquece os rins.

Os rins enfraquecidos podem aumentar ainda mais a pressão arterial, e isso gera um ciclo que, quando não tratado, pode levar à perda renal.

Agora que você conhece a hipertensão: a doença que afeta o coração, procure um cardiologista e esteja sempre com os exames em dia para evitar prejuízos à sua saúde.

Se quiser saber mais, acesse o nosso site e agende uma consulta.

Disponível em: Cardiologista alerta para 5 doenças que a pressão alta pode provocar. https://https://www.saudeemdia.com.br/hipertensao/cardiologista-alerta-para-5-doencas-que-pressao-alta-pode-provocar/. Acesso em: 29 de setembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.