Você sabe o que é violência obstétrica?

Você já deve ter ouvido falar sobre violência obstétrica, não é mesmo? Esse termo refere-se aos abusos sofridos pelas mulheres nos serviços de saúde no momento do parto.

Com isso, os maus tratos podem acontecer como violência psicológica ou física ao corpo da mulher, o que pode gerar muitos traumas. 

Contudo, esse termo não se refere apenas ao trabalho de profissionais da área da saúde, mas também à falta de estrutura em clínicas e hospitais, sejam públicos ou particulares.

Por isso, essa expressão é muito utilizada para representar a falta de respeito que as gestantes sofrem durante o seu parto.

Definitivamente, o recomendado é que a mulher procure por médicos de sua confiança para esclarecer todas as suas dúvidas.

Igualmente importante é questionar e conversar abertamente sobre o plano de parto e tudo o que é de sua vontade.

Então, se você deseja entender um pouco mais sobre violência obstétrica, quais os tipos, como fazer denúncias e o que o Ministério de Saúde diz a respeito, confira as informações a seguir:

Tipos de violência obstétrica

Como dissemos, a violência obstétrica é caracterizada por todos os abusos que a mulher sofre durante o seu parto, e eles podem ser divididos em alguns tipos.

Acompanhe a seguir!

Negação

Esse tipo de violência obstétrica é caracterizada pela negação do tratamento durante o trabalho de parto.

Assim também, sobre desconsiderar as necessidades que a mulher possui, suas dores, e humilhar verbalmente a mulher, além de outras práticas invasivas.

Logo, a violência física, as intervenções coagidas, forçadas e medicamentos desnecessários que são utilizados também são caracterizados por violência obstétrica.

Afinal, esses tratamentos ruins podem acarretar em grandes traumas para a mulher, prejudicando a sua saúde física e mental.

Violência de gênero

A violência obstétrica afeta apenas mulheres pelo simples fato de que apenas elas passam pela experiência do parto.

Com isso, algumas atitudes de falta de respeito podem estar relacionadas aos estereótipos femininos.

Discriminação

A violência obstétrica pode ser baseada também na origem étnica, raça, idade, situação econômica, patologias como HIV e outras não conformidades, gerando abusos contra a mulher.

Negligência médica

Outro tipo de violência obstétrica que as mulheres podem presenciar durante o seu trabalho de parto ou gestação também são negligências médicas.

Isso acontece tanto com a mãe quanto com o bebê, deixando de prestar o atendimento necessário para a saúde.

Como denunciar esse tipo de violência?

Quando a mulher sofre com violência obstétrica, existem algumas maneiras de denunciar esse caso. 

De antemão, a mulher poderá ir até uma secretaria Distrital, Estadual ou Municipal, até o Conselho Regional de Medicina (em casos de médicos).

Da mesma forma, a mulher também poderá comparecer ao Conselho Regional de Enfermagem quando a violência provém de enfermeiros e técnicos.

Com isso, as denúncias contra violência obstétrica também podem ser feitas por meio da ligação para o número 180 ou pelo número 136, Disque Saúde.

O que o Ministério da Saúde diz sobre o assunto?

O Ministério da Saúde oferece a Rede Cegonha às mulheres, onde o principal objetivo é mudar a maneira com que o atendimento obstétrico é realizado.

Em síntese, abolir as práticas abusivas e violentas contra as gestantes é papel fundamental da Saúde e o assunto deve estar em pauta sempre.

Além disso, as mães podem ter acesso a Caderneta da Gestante, onde diversas informações sobre boas práticas estão descritas para serem realizadas durante o pré-natal, o parto ou puerpério.

Por isso, entender sobre as práticas de violência obstétrica é essencial para conseguir denunciar e evitar que procedimentos desnecessários ou não autorizados sejam realizados com a gestante.

Por fim, se você quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com nosso atendimento e conheça nossos profissionais!




Disponível em: Violência obstétrica: o que é, como identificar e como denunciar. https://g1.globo.com/saude/noticia/2021/12/12/violencia-obstetrica-o-que-e-como-identificar-e-como-denunciar.ghtml. Acesso em: 22 de setembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.