Tártaro: o vilão do sorriso saudável

Sem dúvidas, o sorriso é basicamente o cartão postal da nossa aparência. Afinal de contas, ter um belo sorriso acaba chamando bastante atenção. 

No entanto, existem problemas dentários que podem afetar o sorriso e até mesmo a saúde dos dentes, como é o caso do tártaro.

Mesmo que seja um termo bastante falado, o tártaro é o vilão do sorriso saudável e muita gente ainda não sabe o seu significado e como ele surge. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

Afinal, o que é o tártaro no dente?

Podemos definir que o tártaro nada mais é do que uma placa bacteriana que não é possível ser removida através dos processos de higiene bucal.

Na verdade, ela se solidifica na boca, pois se trata de um componente duro, possuindo uma tonalidade amarelada ou esbranquiçada, que pode se formar em diversas regiões dos dentes na boca.

Em geral, é bastante comum perceber o tártaro nos vãos dos dentes ou até mesmo em regiões que ficam bem próximas da gengiva.

Contudo, o tártaro também pode se formar na linha abaixo da gengiva, que é onde permanece bem discreto.

Como surge o tártaro?

Depois das refeições, ou até mesmo o ato de comermos um simples petisco, pequenos resíduos de comida ficam alojados nos dentes, especificamente sobre o esmalte dentário.

No entanto, não estamos falando de pedaços de comida, mas sim de micro partículas de alimentos que ficam instalados sem percebermos.

Por essa razão, essas partículas não saem com facilidade, nem mesmo com bochechos.

Com o passar do tempo, esses alimentos formam uma placa bacteriana, um tipo de lugar favorável para bactérias nocivas se alimentarem.

De maneira prática, ela pode ser eliminada através da escovação, mas quando essa higiene não é realizada de maneira eficiente a formação do tártaro se origina com mais facilidade.

De maneira geral, os principais causadores do tártaro são, respectivamente:

• Falta de higiene bucal (má escovação ou ausência de escovação após as refeições);

• Tabagismo;

• Uso inadequado e prolongado de enxaguantes bucais;

• Consumo excessivo de café, chás e até mesmo o vinho tinto.

• Dentes mal posicionados.

Como evitar o tártaro?

Sabendo do conceito e da formação do tártaro na região bucal, vamos conhecer algumas dicas essenciais para evitar essa placa em nosso sorriso:

1. Tenha uma boa escova

A primeira dica para evitar o tártaro é possuir uma boa escova de dentes, sobretudo aquelas que possuem cerdas mais retas e que sejam macias.

Com isso, a ideia é que a gengiva também seja escovada, mas com bastante cuidado. Então, invista em uma excelente escova de dentes.

2. Escove os dentes após cada refeição

Conforme dito, tudo aquilo que comemos, querendo ou não, deixa pequenos resíduos na boca, contribuindo, futuramente, para a formação do tártaro. 

Por esse motivo, nunca se esqueça de escovar os dentes após cada refeição, especialmente à noite.

Isso porque, quando dormimos, ficamos horas com essas partículas presas nos dentes e a temperatura bucal acaba favorecendo a proliferação das bactérias causadoras dessas placas.

3. Não se esqueça do fio dental

Dessa forma, não menos importante do que os itens citados acima, é o uso diário do fio dental. Afinal, na hora da trituração de alimentos, restos de alimentos podem acabar ficando presos entre os dentes, impedindo que a escova consiga retirá-los. 

Conclusão


Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o que o tártaro é o vilão do sorriso saudável e conhece as principais maneiras de evitá-lo, que tal conhecer os nossos serviços? 

Acesse agora mesmo o site da Clinipae e conheça os nossos serviços. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.




Disponível em: Tártaro no dente: entenda como ele é formado e como evitar. https://blog.odontoclinic.com.br/sem-categoria/tartaro-no-dente/#:~:text=O%20t%C3%A1rtaro%2C%20ou%20c%C3%A1lculo%20dental,em%20diferentes%20partes%20da%20denti%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 15 de setembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.