Síndrome de Burnout: entenda mais sobre o esgotamento profissional

A Síndrome de Burnout, muito falada nos últimos anos, ainda gera dúvidas para boa parte da população. 

Em janeiro deste ano, a Síndrome de Burnout foi incluída na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11).

Com isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) oficializou o Burnout como uma síndrome ocupacional crônica, que é um fenômeno ligado ao esgotamento no ambiente trabalhista.

No entanto, o seu conhecimento por grande parte da sociedade ainda é escasso e, por isso, decidimos tratar desse tema para que você entenda mais sobre o esgotamento profissional.

Descubra a seguir tudo sobre o esgotamento profissional e quais as melhores formas de evitá-lo:

O que é a Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é uma doença mental causada por ampla exposição a situações desgastantes de trabalho, especialmente as que requerem um excesso de competitividade interna ou cuja responsabilidade é muito grande.

Existem algumas profissões com mais propensão a desenvolver a Síndrome de Burnout, como, por exemplo: médicos, enfermeiros, policiais, professores, jornalistas, e os demais que tenham dupla ou tripla jornada de trabalho.

Como evitar a Síndrome de Burnout

Vivendo em uma sociedade altamente capitalista e competitiva, nem todos os indivíduos conseguem se adequar às formas, digamos, mais agressivas de conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

Com isso, as expectativas sobre o próprio trabalho acabam sendo frustradas por não se adequarem ao que normalmente se espera.

Existem, até mesmo, muitos chefes que impulsionam a sobrecarga como forma de impulsionar a performance individual.

Essa atitude tende a causar a Síndrome de Burnout. Sendo assim, a melhor forma de evitar que aconteça é prestar atenção nos sinais externos que estão influenciando negativamente a sua saúde mental.

Sabemos que é difícil deixar um trabalho, mesmo que ele seja danoso para a nossa mente, devido à alta taxa de desemprego do país.

No entanto, é necessário fazer escolhas que favoreçam o nosso bem estar como um todo, a fim de evitar que a situação se agrave.

Diagnóstico e tratamento da Síndrome de Burnout

Traduzindo para o nosso vocabulário, “burn” significa “queimar” e “out”, por sua vez, significa algo próximo do “exterior”. Dessa forma, podemos caracterizar a Síndrome de Burnout como uma “queima de fora para dentro”.

Essa tradução se encaixa perfeitamente ao modo como a doença se instala em nossas mentes, afinal, adoecemos internamente a partir de fatores externos.

Exaustão física e mental, insônia, dores de cabeça frequentes, alterações de humor, sensação de fracasso, são alguns dos sintomas indicativos da doença.

Contudo, para diagnosticá-la, é necessário buscar apoio psicológico especializado, a fim de realizar uma análise precisa, levando em conta o histórico do indivíduo e o surgimento dos sintomas.

Dessa forma, não existe um período de tempo para a duração do tratamento, tudo depende de como o paciente responde à psicoterapia e às possibilidades de modificar as suas condições de trabalho e modo de vida.

Como a Clinipae te ajuda com a Síndrome de Burnout

Na Clinipae, possuímos um excelente time de profissionais devidamente preparados para atender, analisar, diagnosticar e tratar diversos transtornos psicológicos.

Por isso, todo o nosso trabalho se respalda em conhecimento atualizado sobre métodos efetivos de ajudar nossos pacientes a recuperar a normalidade e o bem-estar.

Sendo assim, se você reconhece os sintomas da Síndrome de Burnout em si mesmo ou em alguém próximo? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta!


Disponível em: Síndrome de Burnout: o que é, sintomas e como tratar. https://www.hcor.com.br/hcor-explica/outras/sindrome-de-burnout/#:~:text=A%20S%C3%ADndrome%20de%20Burnout%2C%20tamb%C3%A9m,at%C3%A9%20mesmo%20excesso%20de%20competitividade. Acesso em: 08 de setembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.