Síndrome do Intestino Irritável: o que você precisa saber

Provocando desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre, a Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença funcional, por não apresentar alterações estruturais ou bioquímicas, e pode afetar qualquer pessoa, apesar de ser mais comum em mulheres jovens e de meia-idade.

Intensificada pelo estresse, ansiedade e consumo de algumas bebidas e comidas, o diagnóstico da doença é feito a partir dos sintomas quando presentes durante 12 semanas consecutivas ou não.

E, apesar de não ter cura, os vários métodos de tratamento são eficazes no combate aos desconfortos.

Em seguida, conheça mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável!

Causas da Síndrome do Intestino Irritável

De causas desconhecidas, a Síndrome do Intestino Irritável é decorrente de uma hipersensibilidade visceral, agravada ao consumirmos determinados alimentos e/ou alterações psicossomáticas, como estresse e ansiedade.

Com isso, a parede do intestino, formada por músculos, realiza movimentos de contração e relaxamento para executar suas atividades.

Em pessoas que sofrem com a Síndrome do Intestino Irritável essas contrações são mais fortes e prolongadas, causando as dores e desconfortos, com alterações na evacuação como fezes de aspecto pastoso e finas, além da sensação de que o procedimento está incompleto.

Em alguns casos, pode acontecer a situação inversa, as contrações serem tão fracas em relação ao normal que provocam constipação.

Portanto, seja qual for a situação, a tese mais aceita é de que a Síndrome do Intestino Irritável seja derivada de alterações na comunicação entre cérebro e intestino, que interferem em seu funcionamento, causando a hipersensibilidade.

Entre as principais causas identificadas para o distúrbio estão:

  • Ações incomuns do intestino delgado durante o jejum;
  • Contrações anormais após a ingestão de alimentos gordurosos ou episódios de estresse;
  • Receptores nervosos intestinais hipersensíveis a falta de oxigênio, infecções e alterações psicológicas, como estresse, ansiedade e depressão;
  • Presença anormal de neurotransmissores, como a serotonina, no sangue e no intestino grosso;
  • Alergias ou intolerância a algum alimento;
  • Infecção intestinal ou inflamações.

Sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

Dor e desconforto abdominal são os principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. Esses sinais podem perdurar por meses e, por conta de sua semelhança com outras doenças e distúrbios gastrointestinais, é de difícil diagnóstico.

Sobretudo, afetam o bem-estar e a qualidade de vida do paciente por meses, que sofre ainda com:

  • Cólicas;
  • Períodos de diarreia intercalados com o de prisão do ventre;
  • Gases em excesso;
  • Fezes com muco;
  • Sensação de que a evacuação não foi completa;
  • Mudanças na motilidade intestinal;
  • Inchaço abdominal;
  • Melhora total ou parcial nas dores após evacuar.

Os sintomas podem ocorrer em conjunto e, não necessariamente, a pessoa apresentará todos eles, que em alguns momentos estarão mais fracos e em outros mais fortes.

Além disso, a ingestão de alimentos gordurosos, cafeína, carboidratos e álcool podem intensificar os sinais, bem como episódios de estresse.

Apesar de não colocar em risco a vida do paciente, a Síndrome do Intestino Irritável pode levar a desidratação e desnutrição grave, por conta da diarreia, perda de peso e dores anais. Além de hemorroidas, fissuras anais e acúmulo de fezes endurecidas no reto.

Diagnóstico

Visto que os sintomas são os mesmos de outras doenças gastrointestinais, o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável deve ser feito por um gastroenterologista.

Então, o Profissional avalia o histórico do paciente e os sintomas relatados, podendo solicitar alguns exames para melhor definir o quadro.

Os exames são pedidos conforme os sintomas e histórico do paciente, necessários diante de casos de anemia, sangramento retal, perda de peso não intencional e sem causa aparente, histórico familiar de câncer colorretal, doenças inflamatórias no intestino, dores durante o sono ou doença celíaca.

Quando o paciente tem diarreia é comum que o médico solicite exames de fezes e de sangue, testes respiratórios para detectar alguma intolerância alimentar ou alterações na flora intestinal, além de endoscopia, colonoscopia e tomografia computadorizada.

Por vezes, diante de constipação, o procedimento mais usual é colonoscopia, exames de sangue, trânsito colônico ou para análise da musculatura anorretal.

Portanto, se o sintoma proeminente for gases e inchaço abdominal, são solicitados exames para investigar a intolerância a algum alimento, crescimento anormal de bactérias no intestino grosso e a doença celíaca.

Tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

Por não ter um método terapêutico específico, o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável combate os sintomas. Envolvendo, assim, mudanças alimentares e de hábitos, terapias alternativas e psicoterapia, principalmente para reduzir o estresse que intensifica a doença.

Assim, o tratamento medicamentoso é realizado para aliviar as contrações musculares e diminuir a dor, controlando e aliviando a constipação, sendo usado, inclusive, alguns laxantes, sob orientação médica.

Já o controle da diarreia é realizado com antiespasmódicos e antidepressivos em doses baixas, que aliviam também a ansiedade.

Outros medicamentos empregados tornam o bolo fecal mais consistente e reduzem a frequência dos movimentos intestinais. Assim como o uso de probióticos e microrganismos vivos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, desde que em quantidades adequadas.

A eficácia do tratamento medicamentoso sempre pode ser potencializada por mudanças de hábitos, daí a importância do acompanhamento de um nutricionista, em conjunto ao gastroenterologista.

Alguns dos alimentos que aliviam os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável são:

  • Abóbora, cebolinha, cenoura e pepino;
  • Leite e iogurte sem lactose;
  • Carne, frango, peixes e ovos;
  • Amendoim, pinhão, nozes;
  • Aipim, inhame, batata-doce.
  • Melão, uva, tangerina e mamão;

Desta forma, uma alimentação saudável e variada com baixo teor de gordura e rica em fibras demonstra grandes resultados na melhora dos sintomas.

Principalmente quando a dieta FODMAPs é baixa, a composta por alimentos altamente fermentáveis, aqueles com alto teor de frutose, lactose, fruto-oligossacarídeos e galacto-oligossacarídeos e alcoóis de açúcar.

Estes são carboidratos de cadeia curta não ser digeridos e absorvidos completamente e são, posteriormente, fermentados pelo intestino, como o caso da beterraba, da maçã e do mel.

Atividades e exercícios físicos, além da alimentação, também são vitais para a melhora dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.

Bem como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e com cafeína, não fumar, mascar chicletes e balas que contenham sorbitol.

Por fim, se de apresentar algum dos sintomas listados, procure o médico.

Acesse o site da Clinipae e agende sua consulta!



Disponível em: Síndrome do intestino irritável. https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-do-intestino-irritavel/. Acesso em: 01 de setembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.