Fatores determinantes no comportamento alimentar

Muitas pessoas não entendem que a alimentação vai além de escolher aquilo que vai comer, saciar a sua fome, obter energia e suprir as necessidades de nutrientes que o seu corpo possui.

As pessoas se alimentam não só para isso, mas também por prazer, para suprir necessidades emocionais, por afeto, por tradição, empatia e outros fatores determinantes.

Essas motivações podem ser as mais variadas possíveis e podem determinar o comportamento alimentar.

Esse comportamento está baseado nas relações associadas ao comer, onde nos alimentamos, como nos alimentamos e com quem nos alimentamos.

Se você deseja entender mais sobre o assunto, hoje trouxemos algumas informações sobre os fatores determinantes no comportamento alimentar, como podem ser observados e o que realmente são. Confira a seguir:

Comportamento alimentar e atitudes alimentares: existe diferença?

Quando falamos sobre pensamentos, sentimentos e crenças, por exemplo, em relação a alimentação, isso não faz parte do comportamento alimentar, mas sim, são atitudes que permitem que esses comportamentos sejam compreendidos.

É fato de que os comportamentos alimentares estão relacionados com os sentimentos, com as experiências, crenças e pensamentos que as pessoas possuem sobre os alimentos, e a partir dessas atitudes, podemos entender melhor o comportamento alimentar.

Fatores determinantes no comportamento alimentar

Ao pensarmos sobre os fatores que determinam o comportamento alimentar, podemos citar o hábito, ou seja, o comportamento que é executado de forma rotineira, continuamente, mesmo que inconsciente, mas depois de ser aprendido.

Por isso, quando falamos sobre alimentação, o hábito é um dos principais determinantes quando uma pessoa passa a definir os alimentos que serão consumidos, selecionados e farão parte do seu dia a dia.

Outros fatores do comportamento alimentar são o apetite, a fome e a saciedade, que são sensações para controlar toda a ingestão dos alimentos que consumimos.

Essas sensações podem ser reguladas a partir de feedbacks que o nosso cérebro nos dá, podendo ser negativos ou positivos.

Contudo, o sistema gastrointestinal também é importante nesse fator, pois age antes, durante e depois das refeições.

Nosso apetite está diretamente relacionado ao estresse, ansiedade, ambiente em que comemos e aos gostos pessoais, que interferem também na maneira com que consumimos os alimentos e na quantidade ingerida.

Como as escolhas alimentares fazem parte do comportamento alimentar?

Todas as nossas escolhas alimentares são fatores determinantes no comportamento alimentar. Isso porque essas escolhas são baseadas em como, onde, com quem, o quê, quando e outros pontos que fazem com que a seleção dos alimentos seja feita.

Nessa seleção, fatores como cheiro, sabor, aparência, valor nutricional e fatores socioculturais, psicológicos e socioeconômicos são levados em consideração para definir quais alimentos e bebidas serão consumidos.

Com isso, é possível entender melhor sobre todos os fatores determinantes que devem ser considerados no comportamento alimentar, onde essas informações abrangentes precisam ser respeitadas e analisadas com cuidado de forma individual.

Assim, é possível agir para que os comportamentos alimentares sejam modificados, fazendo com que a alimentação saudável seja uma realidade na vida das pessoas, mesmo que seja um desafio introduzir esse conceito.

O recomendado é sempre contar com um profissional capacitado para ajudar com isso, como um nutricionista, por exemplo.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o site e entre em contato com um de nossos profissionais qualificados!


Disponível em: Fatores que determinam o comportamento alimentar. https://nutritotal.com.br/pro/fatores-que-determinam-o-comportamento-alimentar/#:~:text=As%20escolhas%20alimentares%20tamb%C3%A9m%20s%C3%A3o,fatores%20psicol%C3%B3gicos%2C%20socioculturais%20e%20socioecon%C3%B4micos. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.