A importância da saúde bucal na prevenção de doenças

3 minutos para ler

A higiene bucal diária é essencial para manter os dentes e gengivas saudáveis e prevenir problemas de saúde. Nesse contexto, vale dizer que, mesmo que isso seja fundamental, atualmente, mais de 80% da população brasileira têm má saúde bucal, segundo dados da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Para compreender melhor a relação entre má saúde bucal e prevenção de doenças, continue a leitura. Combinado?

O que é higiene bucal?

A higiene bucal pode ser compreendida como o comportamento que busca cuidar não apenas dos dentes, gengiva, língua etc., mas também da saúde de uma forma geral. Cuidar nesse caso é proceder de modo a fazer a higienização bucal diária, observando as recomendações dos especialistas, que pode envolver:

– Escovação diária dos dentes. Isso deve ser feito no mínimo três vezes ao dia e sempre após as refeições;

– Não apenas os dentes devem ser escovados, mas a boca como um todo, como a língua, por exemplo. Afinal, se ela não estiver limpa, a sujeira pode migrar para os dentes, provocando assim doenças;

– Utilização de enxaguantes bucais. Geralmente, protegem os dentes e melhora o hálito;

– Uso de fio dental. A escovação dos dentes não é suficiente para retirar sujeiras que ficam entre eles. Por isso, deve-se usar fio dental.

Que problemas de saúde podem surgir em decorrência da má saúde bucal?

É importante destacar que a cavidade oral (boca) é a porta de entrada tanto para bactérias como germes. A limpeza descuidada pode causar doenças bucais, o que por sua vez afeta sua saúde geral. Isso, vale dizer, sem considerar os problemas associados à boca, como cáries, gengivites, periodontites, aftas, halitose e a placa bacteriana.

Mas não pense que esses são os únicos problemas com os quais deve se preocupar. A má saúde bucal pode provocar outras, como:

Câncer de boca

A má higiene bucal aumenta as chances de desenvolvimento de não apenas câncer de boca, como também câncer de pescoço e cabeça. Por isso, é importante manter o hábito de cuidar bem dos seus dentes e boca de um modo geral.

Doenças cardiovasculares

A má higiene bucal também aumenta as chances de surgirem doenças cardiovasculares. Um exemplo nesse sentido é a endocardite bacteriana, infecção que é causada pela presença de cáries nos dentes. Essas bactérias entram na corrente sanguínea e se alojam no coração, colocando assim a vida da pessoa em risco.

Osteoporose

Essa relação ocorre porque a osteoporose afeta a densidade óssea de muitas partes do corpo, incluindo o maxilar. Com isso, prejudica a fixação dos dentes, podendo até mesmo causar a perda destes.

Diabetes

O sangue das pessoas com essa condição contém alta concentração de glicose, o que favorece o aparecimento de bactérias, que, junto com os resíduos alimentares, podem provocar outros problemas de saúde, como cáries.

Estas, vale dizer, são apenas alguns dos problemas de saúde que podem surgir em decorrência da má saúde bucal.

Após ler este conteúdo, você percebeu que precisa realizar uma consulta odontológica? Então, entre agora mesmo em contato com a Clinipae. Juntos, podemos transformar seu sorriso e preservar sua saúde de um modo geral.

Posts relacionados

Deixe um comentário