As temidas estrias são rupturas na pele causada pela pouca elasticidade da mesma, que se rompe e formam “cicatrizes” na pele. As estrias passam pelos estágios de vermelhas, roxas e brancas. Normalmente ocorre na gestação, ganho de peso, na adolescência (quando o corpo se desenvolve muito rápido) e no uso prolongado de corticoides (remédio que diminui a produção de colágeno na pele).
É comum que apareçam estrias na barriga, seios, atrás/lado dos braços, culote, glúteos e coxas. Apesar de as mulheres serem mais propensas a ter estrias, os homens costumam tê-las nas costas ou braços.
É POSSÍVEL ELIMINÁ-LAS?
Muita gente diz que não tem mágica para tirar estrias, principalmente no estágio branco. Mas com alguns procedimentos é possível reduzi-las a ponto de quase não ser visível.
Os procedimentos para tirar estrias devem ser indicados e realizados apenas por profissionais de saúde e estética. Tais como:
– Cosméticos específicos;
– Peeling com ácido retinóico;
– Laser de CO2;
– Luz pulsada;
– Dermaroller;
– Dermoabrasão;
– Intradermoterapia;
– Galvanoterapia.
Esses tratamentos tem a função de estimular a corrente sanguínea local para favorecer a formação de novas células de colágeno e elastina, diminuindo e estreitando as estrias até que elas desapareçam por quase ou totalmente.
COMO PREVENIR NOVAS ESTRIAS
Para prevenir que novas estrias apareçam é preciso hidratar muito bem a pele com óleos e hidratantes, beber bastante água e evitar o ganho de peso. Na gravidez, é preciso hidratar muito bem a barriga para que a pele não se rompa com o crescimento do bebe.
Antes de tentar utilizar qualquer receitinha ou remédio na intenção de tirar as estrias, consulte um médico ou esteticista. Não exponha sua pele a agentes desconhecidos, isso pode causar danos piores e irreversíveis. Busque sempre ajuda de um profissional qualificado!