A pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões, podendo atingir a região dos alvéolos pulmonares. Essa doença é provocada pela presença de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas). Esses agentes infecciosos são costumam ser transmitidos facilmente.

Normalmente, a pneumonia é associada a pessoas mais velha, porém, essa doença pode se desenvolver em qualquer idade. É preciso ficar atento aos sintomas para o diagnóstico precoce. São eles: febre alta, tosse, dor no tórax, alterações na pressão arterial, confusão mental, mal estar generalizado, falta de ar, secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada, toxemia (excesso de toxinas no sangue) e prostração.

FATORES DE RISCO

– Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;

– Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;

– Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;

– Gripes mal cuidadas;

– Mudanças bruscas de temperatura.

TIPOS DE PNEUMONIA

Pneumonia viral: é uma infecção causada por um vírus que se instala nos pulmões.

Pneumonia bacteriana: ocorre quando a imunidade está baixa e há bactérias presentes no nariz, boca, garganta, pele e sistema digestivo. É a mais comum entre a população geral.

Pneumonia química: é também conhecida como pneumonite química,. Esse tipo de pneumonia é diferente das outras, pois não é causada por vírus ou bactérias, mas sim pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos.

Pneumonia por fungos: a pneumonia causada por fungos é o tipo mais raro e também o mais agressivo. É mais comum aparecer em pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidas, como pacientes soropositivos ou pacientes oncológicos.

PNEUMONIA É CONTAGIOSA?

A pneumonia causada por vírus são facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso pneumonia por bactérias, que são as mais comuns, é mais difícil a transmissão, mas também pode ocorrer, dependendo do nível da imunidade do individuo.

COMO EVITAR PNEUMONIAS

 – Não fume;

– Beba com moderação;

– Mantenha o tratamento para gripe até a liberação do médico;

– Mantenha a manutenção do ar-condicionado em dia e de acordo com o fabricante;

– Evite mudanças bruscas de temperatura;

– Procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações;

– Vacinação;

– Lavar as mãos com frequência;

– Evitar aglomerações.

Em caso de presença dos sintomas, consulte um médico o mais rápido. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento e salva vidas. Cuide da sua saúde!

LEIA TAMBÉM: É gripe ou resfriado? Saiba as diferenças

Clique aqui e saiba mais!

 

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/pneumonia/

Related Posts

2 thoughts on “Como prevenir pneumonia?

  1. Boa noite gostei muito de ler a prevenção de tratar a peneonia eu tive várias vezes mal curada. Pois tenho 6 anos que uso oxigênio 24 horas por dia fique cm DPOC sinto muita falta de ar tenho 62 anos obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.