Com que frequência devo ir ao ginecologista?

É comum observarmos que as mulheres vão ao médico com muito mais frequência do que os homens, não é mesmo? 

A preocupação com a saúde física acaba sendo mais consciente pelo público feminino, e isso acontece principalmente pelas alterações hormonais comuns de cada ciclo e pela menstruação.

Contudo, ainda que esse cuidado seja maior, com a rotina agitada, também é comum que alguma consulta ao ginecologista seja adiada. 

Com isso, muitas doenças que poderiam ser rastreadas acabam não sendo evitadas, e o seu tratamento é retardado.

Assim, se você tem dúvidas de qual a frequência que deve ir ao ginecologista, os principais tipos de exames realizados e as doenças que podem ser detectadas, acompanhe as informações a seguir!

A ida ao ginecologista deve ser feita quantas vezes ao ano?

Fazer a consulta ao ginecologista para prevenir algumas doenças é um cuidado que deve acontecer pelo menos uma vez no ano. 

Assim, através dessa rotina, é possível que alguns tipos de doenças sejam diagnosticados de forma precoce, bem como as alterações malignas ou benignas no corpo da mulher.

Com isso, uma dessas situações de alteração é através do HPV: um vírus que pode acabar gerando câncer no colo do útero.

Do mesmo modo, os seus sinais aparecem apenas em exames realizados pelo ginecologista, sem sintomas aparentes.

O exame preventivo feito todos os anos também é essencial para conseguir detectar alguns tipos de doenças que estão em fases iniciais.

Por isso, é importante iniciar o tratamento o quanto antes para reduzir as consequências e aumentar as chances de cura!

Consultas de retorno

Além das consultas comuns que devem ser feitas todos os anos, as consultas de retorno ao ginecologista também são muito importantes.

Dessa forma, a faixa etária, o tratamento realizado, os remédios hormonais usados e outros fatores serão levados em consideração.

A primeira ida ao ginecologista deve ser feita depois da primeira menstruação. Porém, as mulheres sem vida sexual ativa também precisam ir ao ginecologista todos os anos para receber orientações e realizar exames físicos.

Exames comuns realizados nas consultas de rotina

Os exames que são solicitados pelos médicos ginecologistas dependem muito da idade da paciente, das alterações hormonais, das queixas e também dos fatores de risco apresentados.

De forma geral, o médico ginecologista solicita exames comuns nas consultas de rotina, como por exemplo:

Preventivo

Indicado para mulheres que tenham mais de 25 anos e para rastrear possíveis alterações que podem levar ao câncer de colo de útero.

Ultrassonografia vaginal

É solicitada quando existem alterações no ciclo menstrual da paciente, dores na região pélvica, menopausa ou infertilidade para verificar o endométrio.

Sorologias

Esses exames de sangue são solicitados para identificar doenças sexualmente transmissíveis.

Mamografia

Solicitada depois dos 40 anos, normalmente, podendo ser feita antes dessa idade, caso a paciente tenha algum fator de risco.

Dessa forma, também existem outros tipos de exames que podem ser solicitados pelo médico ginecologista durante as consultas de rotina e de retorno.

Portanto, no caso de algumas queixas específicas ou risco aumentado de doenças a mamografia será solicitada.

A evolução da medicina tem sido cada vez mais importante no diagnóstico de diversos tipos de doenças. Portanto, é essencial fazer um check-up todos os anos para que os problemas possam ser identificados o quanto antes.

Para saber mais ou agendar uma consulta com a ginecologista, acesse o site!

Disponível em: Com que frequência fazer uma prevenção ginecológica? https://www.globalmedclinica.com.br/com-que-frequencia-devo-ir-ao-ginecologista/. Acesso em: 15 de dezembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.