A menopausa é o nome dado ao período que marca a última menstruação da mulher que, em média, ocorre entre os 48 a 55 anos. A menopausa ocorre devido à interrupção da produção dos hormônios femininos pelos ovários, marcando o fim da fase reprodutiva das mulheres. Na menopausa ocorre a perda da capacidade de produzir o hormônio feminino estrogênio.

O Climatério é o período que consiste na fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher. Essa nova fase pode ser muito conturbada para as mulheres devido às transformações física e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios pelos ovários.

A mulher pode apresentar diversos sintomas isolados ou em conjunto, tais como: ondas de calor, insônia, palpitações, perda da libido, ressecamento vaginal, mal-estar, falta de concentração, sensação de inchaço nas mamas, dores de cabeça e alterações de humor. O climatério pode causar sintomas semelhantes aos da TPM, só que com maior intensidade.

POR QUE OCORRE A MENOPAUSA?

Todos os óvulos que a mulher reproduzirá durante sua vida estão presentes desde seu nascimento, guardados em uma espécie de reserva. Essa reserva começa a ser utilizada a partir da primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa).

A menopausa é um processo natural do corpo feminino. Os óvulos vão morrendo ao longo dos anos e o corpo não é capaz de formar novos óvulos. Quando a redução de óvulos chega a zero, a menstruação acaba e os hormônios femininos progesterona e estrogênio caem drasticamente.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da menopausa é feito por um médico levando em consideração o período sem menstruar acima de um ano.

TRATAMENTO

Apesar de ser um processo natural do corpo, é possível fazer terapias de reposição hormonal para aliviar os sintomas físicos e psíquicos para o bem-estar da mulher. Além disso, esse tipo de tratamento também pode ser útil para prevenir osteoporose e aumentar a qualidade de vida do paciente.

As contraindicações devem ser avaliadas com cautela por um médico, pois a reposição hormonal pode apresentar riscos de doenças cardiovasculares, trombose, câncer de mama e de endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal. Nem todas as mulheres podem realizar a reposição de hormônios, apenas com recomendação médica.

COMO AMENIZAR OS SINTOMAS?

Mesmo que simples, alguns hábitos diários podem ajudar na redução dos sintomas do climatério com o objetivo que fazer com que essa fase seja menos turbulenta para a mulher.

– Não fume;

– Tenha uma alimentação saudável;

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

– Pratique exercícios físicos regularmente;

– Cuide da saúde bucal;

– Continue indo ao ginecologista anualmente;

– Evite o ganho de peso;

– Cuide do seu corpo.

Assista: O que é menopausa? | Drauzio Comenta #92

 

LEIA TAMBÉM: Por que infecção urinária é tão comum entre as mulheres?

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Disponível em:  Menopausa e climatério https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/menopausa-e-climaterio/ Acesso em: 14 de Outubro de 2019

 
 

Related Posts

One thought on “O que é Menopausa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.