É gripe ou resfriado? Saiba as diferenças

Em qualquer época do ano a gripe ou resfriado pode atingir a todos nós. Nesse momento é que bate a duvida de qual dos dois é a razão pelo mal estar. Erroneamente dizemos que gripe e resfriado são as mesmas coisas, mas não são!

A gripe é causada pelo vírus influenza tipo A ou B, é caracterizado principalmente por febre alta que pode durar cerca de 3 dias, dores, tosse seca e coriza. Os sintomas aparecem progressivamente e se mantém de 3 a 5 dias após o desaparecimento da febre.

O resfriado é causado por um vírus diferente da gripe, os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório. Os sintomas são mais leves e duram menos tempo que a gripe. É comum apresentar tosse, congestão nasal, coriza e dores leves. O aparecimento de febre não é comum e quando ocorre, é em temperaturas baixas.

DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO:

– GRIPE

Início súbito;

Sintomas generalizados;

Febre;

Calafrios;

Dores musculares;

Tosse;

Dor de garganta;

Mal-estar;

Perda de apetite;

Duração entre uma Aduas semanas;

Vírus Influenza;

Complicações graves como pneumonia.

– RESFRIADO

Início gradual;

Sintomas localizados (nariz e garganta);

Coriza;

Congestão nasal;

Tosse;

Rápida recuperação;

Rinovírus, parainfluenza e o vírus sincicial respiratório;

Complicações leves e moderadas.

TRATAMENTO:

– Analgésicos e antitérmicos;

– Repouso;

– Beber bastante liquido;

– Consultar um médico caso os sintomas não desapareçam.

COMO PREVENIR:

Para se prevenir de gripe ou resfriado, é preciso manter bons hábitos de higiene, como: lavar as mãos com frequência, usar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetivos de uso pessoal (copo, talher, prato, garrafa, etc.), manter o ambiente limpo e ventilado, evitar contato com pessoas doentes, cobrir o nariz ao tossir ou espirrar (utilize o antebraço para isso), vacinar-se.

VACINAÇÃO

A vacina é o meio mais eficaz no fortalecimento do sistema imunológico contra agentes infecciosos e bacterianos. Ao tomar as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, seu corpo fica resistente as doenças que o atingirem, assim como gripe e resfriado.

– DORMIR BEM

Com a rotina pesada durante a semana fica um pouco difícil de dormir mais de 8 horas por noite. Para suprir essas horas de sono a menos, é interessante investir em um bom colchão e travesseiro (se possível ortopédico) para que seu corpo possa relaxar nas horas de sono e renovar as células do corpo.

– ALIMENTAÇÃO

Esteja aberto a inserir legumes e verduras em suas refeições. Deixe de lado a gordura, fritura e prefira assados. E não se esqueça de diminuir o sal! Para sobremesa, opte por frutas sempre que possível. Beba sempre bastante água! O aumento da imunidade depende disso.

– EXERCÍCIOS FÍSICOS

Vale tirar 1 hora do seu dia para alongar e exercitar seu corpo e assim, evitar dores musculares. É possível praticar exercícios simples que duram 15/30 segundos cada um, e claro, com a ajuda de um profissional da área. Respire bem tranquilamente enquanto fizer os exercícios. Um ato tão simples, mas que faz total diferença.

– MENTE SÃ

O estresse é um grande vilão na manifestação de doenças. Tente lidar com as pressões do dia a dia, não tente abraçar o mundo, apenas seja responsável pelo que você consiga fazer. A mente e o corpo estão ligados e se sua mente vai mal, seu corpo também fica mal. Faça um equilíbrio para se manter estável.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para evitar doenças respiratórias no inverno

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Diferença entre gripe e resfriado https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/diferenca-entre-gripe-resfriado.htm Acesso em: 22 de Outubro de 2019

Related Posts

One thought on “É gripe ou resfriado? Saiba as diferenças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.