Você sabe como é a rotina de quem tem diabetes?

Antes de tudo, você precisa saber o que é diabetes. Muitas pessoas falam que tem ou que conhece alguém que possui essa doença. Mas afinal, o que é diabetes?

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. E o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

DIA A DIA

Um diabético precisa ter disciplina rígida diariamente para manter-se saudável. É preciso estar atento ao uso dos medicamentos, alimentação, higiene e fazer atividade física.

– Manhã

Ao acordar, nada de ir logo tomar um café ou comer uma fruta. O diabético deve fazer o teste de glicose na ponta do dedo para medir o nível de glicose no sangue; e assim aplicar insulina ou tomar comprimidos.

Agora sim, é hora do café da manhã. Primeiro, o paciente vai calcular o que pode comer por meio da contagem de carboidratos.

– Tarde

No almoço, o paciente precisa repetir a picada no dedo mais uma vez e aplicar insulina se for necessário. Logo será liberado para comer.

Quando for fazer outras refeições, a pessoa precisa medir a glicose novamente para saber se precisa de mais insulina. Decidindo sempre pelos alimentos mais saudáveis.

 – Noite

Chegou a hora da ultima gota de sangue do dia. Antes de dormir é preciso fazer outro teste e aplicar insulina ou tomar os comprimidos.

Essa mudança drástica na rotina do ser humano que descobre que precisa conviver com o diabetes é de muita importância. Mesmo que a rotina seja cansativa, é essencial para o bom controle do organismo. Tenha paciência, força e foco!

ATIVIDADE FÍSICA

Todo mundo deveria praticar exercícios físicos, mas para os diabéticos é mais necessário ainda. Mesmo que seja uma caminhada pelo bairro uma vez ao dia já ajuda bastante. Só não pode ficar parado!

CONSULTA MÉDICA

Faz parte do dia a dia do diabético ter um cronograma de idas ao endocrinologista para acompanhar sua saúde.

Se você precisa de auxilio médico, marque uma consulta na Clinipae, ligue: 2757-5656.

Clique aqui e saiba mais!

 

Disponível em: Mudanças na alimentação e rotina diária podem ser decisórios para o combate ao Diabetes https://www.ecodebate.com.br/2019/11/21/mudancas-na-alimentacao-e-rotina-diaria-podem-ser-decisorios-para-o-combate-ao-diabetes/. Acesso em: 21 de Setembro de 2018

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.