Cuidados com a saúde infantil: dicas para a medicina preventiva

Atualmente, encontrarmos crianças com problemas de saúde comuns em adultos, como colesterol alto, obesidade, diabetes e até hipertensão tem sido cada vez mais comum .

O aumento de doenças cardiometabólicas em crianças com menos de 10 anos ocorre por influência de fatores genéticos, mas o estilo de vida é fator determinante para o desenvolvimento de várias patologias.

Por conta disso, a medicina preventiva para as crianças tornou-se essencial, criando um planejamento estratégico para manter uma vida saudável.

Existem diversas práticas que devem ser levadas em consideração, como alimentação saudável, prática de atividades físicas e acompanhamento com pediatra.

Dessa forma, essas práticas que podem ajudar a diminuir o risco do aparecimento dessas doenças nas crianças.

Pensando em ajudar sobre o assunto, trouxemos algumas maneiras de colocar em prática os cuidados com a saúde infantil e como aplicar a medicina preventiva.

Acompanhe!

Saúde da criança: como a medicina preventiva entra nos cuidados?

Através das campanhas de vacina

Durante a infância, o sistema imunológico é um dos grandes fatores para o aparecimento de doenças

Nos três primeiros anos, o organismo das crianças ainda precisa aprender a se desenvolver, e por isso, é comum que infecções apareçam com frequência.

As campanhas de vacinação possuem o objetivo de incentivar os pais a vacinarem seus filhos conforme o calendário disponibilizado pelo SUS.

Além disso, é importante que os planos de saúde ofereçam vacinas suplementadoras, principalmente em época de epidemias.

Os gastos com a saúde na infância poderiam ser evitados através da vacinação, evitando o aparecimento e contágio de algumas doenças.

Com isso, informar os benefícios dessa medida preventiva na infância é essencial para promover saúde.

Alimentação saudável

Outra maneira de conseguir aplicar alguns cuidados com a saúde infantil é através da alimentação saudável e equilibrada.

Assim, um hábito é criado e levado para o resto da vida quando as crianças se alimentam bem desde a infância.

É comum que, durante alguns momentos, as crianças se sintam tentadas a consumir alimentos processados e industrializados, mas isso não deve ser a principal fonte de consumo delas.

Isso porque, esses tipos de alimentos acabam comprometendo a saúde das crianças e favorecem o aparecimento de diversas doenças, como a obesidade.

Os pais precisam orientar os seus filhos sobre a importância de manter uma alimentação saudável e equilibrada. 

Dessa forma, os alimentos saudáveis vão fazendo parte da rotina e se tornando os principais, mesmo que seja um desafio a construção do hábito.

Conscientização dos responsáveis

A medicina preventiva na infância mantém os cuidados com a saúde dos pequenos, mas isso se torna uma realidade a partir da conscientização dos pais e responsáveis por elas.

Em diversos tipos de eventos, como palestras, exposições e seminários, é possível alertar os pais sobre essa importância de prevenir as doenças nos seus filhos. 

Esses eventos são feitos por profissionais da saúde e trazem alguns conceitos e práticas. Portanto, são essenciais para promover a saúde, a segurança e qualidade de vida para as crianças.

Definitivamente, a infância é o momento ideal para a construção de alguns hábitos a serem colocados em prática.

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato e marque uma consulta com nossos especialistas.


Disponível em: Quatro ideias para criar ações de medicina preventiva na infância. https://previva.com.br/medicina-preventiva-na-infancia/. Acesso em: 24 de novembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.