Qual o melhor momento para procurar o geriatra?

A geriatria é o ramo da medicina que se concentra no cuidado dos adultos idosos. Como as pessoas vivem mais tempo, a demanda por geriatras tem crescido significativamente nos últimos anos.

Em geral, um geriatra é um especialista no cuidado de idosos. Dependendo de sua prática específica, eles podem se concentrar mais na geriatria geral ou em uma área especializada como a doença de Alzheimer ou outras demências.

Desse modo, entre as áreas de atuação estão as doenças crônicas, cuidados no final da vida, prevenção de quedas, serviços de saúde domiciliar, cuidados hospitalares e serviços de invalidez e saúde mental para idosos (incluindo psicose e depressão).

Além disso, também atuam em programas de envelhecimento saudável e serviços para cuidadores, de nutrição e dietética (com foco em idosos), reabilitação após cirurgia ou doença (com foco em idosos) e sexualidade em idosos.

Quer saber mais? Continue a leitura para saber qual o melhor momento para procurar o geriatra.

Qual é o papel de um geriatra?

Como já vimos, os geriatras são médicos especializados no atendimento de idosos. Eles são treinados para tratar doenças crônicas, doenças comuns e outras condições médicas que são mais suscetíveis de afetar as pessoas mais idosas.

Assim sendo, um geriatra também pode ajudá-lo a administrar condições como depressão e ansiedade, que são comuns entre pessoas de todas as idades, mas que podem ser mais difíceis de tratar em adultos idosos.

Com isso, ao consultar um geriatra, você pode assegurar-se de que está recebendo cuidados especializados adaptados às suas necessidades individuais.

Por fim, os geriatras também trabalham com seu médico de cuidados primários para garantir que todas as suas condições médicas estejam sendo administradas adequadamente.

Quando devo ver um geriatra?

Se você tem mais de 65 anos, então você deve consultar um geriatra. Mas tudo bem se você sentir necessidade de procurar um especialista ainda mais jovem. 

Por isso, procure esse especialista caso você tenha três ou mais doenças crônicas, e até mesmo se apresentar uma deficiência ou tiver um risco maior de queda.

Contudo, é importante procurar outros profissionais para fazer acompanhamento também. Em casos de câncer, você deve consultar um especialista em oncologia. Se tiver problemas de visão, você deve consultar um oftalmologista.

Dessa forma, se desenvolver problemas renais, deve consultar um nefrologista ou, se apresentar problemas neurológicos, é importante consultar um neurologista.

Assim, em caso de problemas cardíacos, deve-se procurar um cardiologista, e assim por diante.

Por que você precisa consultar um geriatra?

Como já vimos, os geriatras são especializados no atendimento de adultos mais velhos. Em particular, eles se concentram no tratamento de condições que são mais suscetíveis de afetar as pessoas idosas.

Dessa forma, essas condições incluem doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e Alzheimer.

Ao consultar um geriatra, você pode se assegurar de que está recebendo cuidados especializados, adaptados às suas necessidades específicas.

Outros serviços prestados por geriatras

Os geriatras podem fornecer uma ampla gama de serviços que são particularmente relevantes para os adultos mais velhos. Estes incluem:

Avaliação de saúde anual abrangente

Um geriatra pode realizar uma avaliação de saúde anual abrangente para verificar sua saúde geral. 

Dessa forma, permitirá identificar quaisquer problemas de saúde que possa enfrentar, recebendo o tratamento adequado.

Triagem de doenças

Um geriatra pode fazer uma triagem para doenças como diabetes, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. 

Com isso, permitirá que você receba tratamento no estágio mais precoce da doença, quando ela for mais tratável.

Prevenção de quedas

Se você estiver em risco de cair, um geriatra pode lhe fornecer conselhos e educação para prevenir quedas. 

Logo, isto pode incluir conselhos sobre como modificar sua casa para reduzir quedas e lesões, e como se exercitar para melhorar seu equilíbrio, força e coordenação.

Gerenciamento de medicamentos

Os geriatras são treinados para administrar condições médicas complexas, como diabetes, doenças cardíacas e dores crônicas, e prescrevem os medicamentos apropriados. 

Assim, a medicação pode ser uma parte essencial no tratamento dessas condições, mas também pode ter efeitos colaterais que são comuns entre adultos mais velhos.

Questões de saúde mental

Questões de saúde mental como ansiedade, depressão e demência são comuns entre os adultos mais velhos. 

Dessa forma, um geriatra pode fornecer tratamento para essas condições e também pode fornecer aconselhamento psicológico para os membros da família que estão apoiando alguém com um problema de saúde mental.

Questões nutricionais e dietéticas

Questões nutricionais e dietéticas são particularmente importantes para adultos idosos que podem estar em risco de certas doenças, tais como obesidade e câncer, se sua dieta não for equilibrada.

Portanto, um geriatra pode fornecer conselhos sobre como se alimentar de forma saudável. Eles também podem examinar a desnutrição e as carências vitamínicas e, se necessário, encaminhá-lo a um dietista.

Agora que você sabe qual o melhor momento para procurar o geriatra, visite o nosso site e entre em contato com o nosso atendimento!




Disponível em: Quando procurar um geriatra torna-se indispensável? https://blog.partmedsaude.com.br/quando-procurar-um-geriatra-torna-se-indispensavel/. Acesso em: 10 de novembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.