Como surgiu o dia mundial do doador de sangue?

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho de cada ano e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e homenagear os doadores que contribuem para salvar vidas. 

Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Sistema das Nações Unidas em 2004, em reconhecimento ao papel vital dos doadores de sangue na saúde pública.

O surgimento da ideia

A ideia de estabelecer um dia dedicado aos doadores de sangue surgiu durante a Assembleia Mundial da Saúde de 2004, que reconheceu a necessidade de um suprimento adequado e seguro de sangue e produtos sanguíneos. 

Portanto, a OMS e o Sistema das Nações Unidas reconheceram que os doadores de sangue são heróis anônimos que salvam vidas todos os dias e decidiram criar o Dia Mundial do Doador de Sangue para homenageá-los.

O significado da data

O dia 14 de junho foi escolhido como o Dia Mundial do Doador de Sangue em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner. Karl foi um imunologista austríaco que descobriu o sistema de grupos sanguíneos ABO. 

Então, essa descoberta foi fundamental para o desenvolvimento de transfusões de sangue seguras, pois permitiu identificar os tipos de sangue compatíveis entre doadores e receptores.

A importância da doação de sangue

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que salva vidas. O sangue doado é utilizado em uma variedade de situações, incluindo cirurgias, tratamentos de câncer, transfusões em casos de anemia grave e complicações durante o parto. 

Além disso, a doação de sangue é essencial para o desenvolvimento de produtos sanguíneos, como hemoderivados, que são utilizados no tratamento de doenças do sangue e distúrbios imunológicos.

A segurança na doação de sangue

A segurança na doação de sangue é uma preocupação fundamental. Os doadores passam por uma triagem rigorosa para garantir que o sangue doado seja seguro para o receptor. 

Logo, isso inclui a avaliação de critérios de elegibilidade, entrevistas médicas, testes laboratoriais para detectar doenças transmissíveis pelo sangue. E, além disso, a adoção de práticas de higiene e esterilização adequadas durante a coleta do sangue.

Promovendo a doação de sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma oportunidade para promover a doação de sangue e conscientizar a população sobre a importância desse gesto. 

Dessa forma, diversas campanhas são realizadas em todo o mundo com o objetivo de informar sobre os benefícios da doação, desmistificar possíveis medos e incentivar a participação ativa da sociedade. 

Além disso, organizações de saúde e bancos de sangue realizam eventos especiais nessa data, como coletas de sangue em locais públicos e palestras educativas.

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, é uma data importante para reconhecer e homenagear os doadores de sangue, que desempenham um papel vital na saúde pública. 

Logo, essa data conscientiza a população sobre a importância da doação de sangue e aumenta o número de doadores voluntários em todo o mundo.

Portanto, a doação de sangue é um gesto altruísta que salva vidas e é fundamental para o funcionamento adequado dos serviços de saúde. 

Dessa forma, é essencial promover a doação de sangue e garantir a segurança desse processo, visando suprir as demandas de sangue e produtos sanguíneos necessários para a assistência médica.

Visite nosso site, lá você encontrará informações detalhadas sobre a Clinipae e as nossas especialidades.

Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/14-6-dia-mundial-do-doador-de-sangue-2/. Acesso em: 23 de junho de 2023.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.