Dicas para cuidar da sua saúde e prevenir doenças virais

Cuidar da saúde e prevenir doenças virais são preocupações crescentes entre a população após a pandemia que passamos.

Pensando nessa preocupação, vamos apresentar algumas dicas importantes para auxiliar na manutenção da saúde e na prevenção de doenças virais.

Siga as dicas e leve uma vida mais saudável e equilibrada!

Vacinação

A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças virais. Siga estas orientações:

a) Manter a carteira de vacinação em dia: Acompanhe o calendário de vacinação e certifique-se de que todas as vacinas estão atualizadas.

b) Vacinar-se contra doenças virais específicas quando indicado: Siga as recomendações médicas e do Ministério da Saúde em relação às vacinas específicas, como a vacina contra a gripe ou outras doenças virais.

c) Informar-se sobre a necessidade de vacinas ao viajar para outros países: Antes de viajar, consulte as recomendações de vacinação para o país de destino e certifique-se de que está protegido.

Higiene pessoal e do ambiente

Manter a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos e trabalhamos é fundamental para evitar a proliferação de vírus e bactérias. Algumas dicas incluem:

a) Lavar as mãos frequentemente: Utilize água e sabão para lavar as mãos sempre que possível, principalmente antes e depois de se alimentar e após usar o banheiro.

b) Usar álcool em gel quando não puder lavar as mãos: Tenha sempre um frasco de álcool em gel por perto para higienizar as mãos quando a lavagem com água e sabão não for possível.

c) Manter a casa e o local de trabalho limpos e arejados: Faça a limpeza regular dos ambientes e mantenha janelas e portas abertas sempre que possível, para garantir a circulação de ar.

d) Evitar tocar o rosto com as mãos sujas: Mantenha as mãos longe do rosto, principalmente olhos, nariz e boca, pois essas áreas são portas de entrada para vírus e bactérias.

Precauções em ambientes públicos

Em locais públicos, é importante tomar precauções adicionais para minimizar o risco de contágio por doenças virais. Algumas medidas a serem consideradas são:

a) Usar máscara em locais fechados e aglomerados: A máscara é uma barreira física que ajuda a reduzir a propagação de vírus, principalmente em ambientes fechados e com muitas pessoas.

b) Manter distância de pessoas doentes: Sempre que possível, evite contato próximo com pessoas que estejam doentes ou com sintomas gripais.

c) Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar: Use um lenço descartável ou o antebraço para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitando a propagação de vírus e bactérias.

Fortalecer o sistema imunológico

Por fim, ter um sistema imunológico forte é essencial para combater vírus e infecções. Logo, algumas ações ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Podemos citar: ter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas; manter-se hidratado e dormir bem pode ser essencial para ter uma saúde forte.

Portanto, cuidar da saúde e prevenir doenças virais é uma responsabilidade de todos nós. Então, para preservar a saúde da sua família, conte com os profissionais da Clinipae. 

Para isso, convidamos você a conhecer mais de 15 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, ginecologia, e muito mais! Entre em contato com o nosso atendimento.

Disponível em: Prevenção e Combate a Doenças. https://saude.rs.gov.br/prevencao-e-combate-a-doencas. Acesso em: 18 de abril de 2023.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.