Com a rotina cada vez mais corrida, muitas pessoas não encontram tempo para se dedicar a uma vida mais saudável, seja se alimentando melhor, praticando atividades físicas ou dormindo bem.

O estresse da rotina faz com que cada vez mais as pessoas busquem por alternativas mais simples e rápidas para se alimentar, por exemplo, escolhendo alimentos calóricos e menos saudáveis para consumir todos os dias.

As consequências disso podem impactar diretamente na saúde do indivíduo, causando problemas e doenças como: obesidade, diabetes, hipertensão e outras comorbidades.

Ter uma vida saudável tem sido um dos grandes desafios para as pessoas, e o aparecimento de patologias tem sido comum e frequente.

Com isso, pensando em te ajudar, trouxemos algumas dicas de como você pode ter uma vida mais saudável, colocando alguns hábitos em prática para melhorar sua qualidade de vida e promover bem-estar. Confira a seguir:

Durma bem

Ter uma boa noite de sono é essencial para ter uma vida mais saudável. Durante o sono, o nosso organismo entra em repouso, fazendo com que nosso cérebro seja capaz de se livrar de todos os resíduos para aumentar sua energia no dia seguinte.

Quando as pessoas possuem privação de sono, o nível de estresse, ansiedade, falta de concentração, memória e atenção podem fazer parte da sua rotina comumente.

É importante ter de 6 a 8 horas de sono todos os dias para descansar e conseguir ter energia para encarar a rotina.

Faça atividades físicas

Praticar atividades físicas é essencial não só para ter uma vida mais saudável e um corpo bonito, mas é essencial para prevenir o aparecimento de diversas doenças.

Atualmente, existem muitas opções de exercícios para que você possa escolher praticar, e não apenas a musculação, como muitas pessoas associam. Basta escolher o exercício que mais te agrada e tornar isso um hábito.

Aumente a ingestão de água

Grande parte do nosso corpo é composto por água e, por isso, aumentar o consumo é essencial para manter o bom funcionamento do organismo.

A água ajuda a produzir energia e transportar nutrientes e oxigênio para o nosso organismo, e esse consumo da quantidade ideal é essencial para o nosso corpo.

A média do consumo de água ideal que uma pessoa precisa é de 1,5 a 2 litros de água todos os dias, com isso, se atente para esse consumo e aumente a ingestão, quando necessário.

Tenha uma dieta saudável

Muitos problemas de saúde estão relacionados a má alimentação e uma dieta desequilibrada. Para que você tenha uma qualidade de vida melhor é essencial ter uma alimentação equilibrada.

Se consultar com um nutricionista é fundamental para conseguir todas as orientações necessárias, montar um plano alimentar de acordo com a sua rotina, seus horários, seus principais objetivos, e incluindo alimentos nutritivos e saudáveis para o seu corpo.

Evitar o consumo de alimentos industrializados, com muito sódio, farinhas brancas, frituras e refrigerantes é um começo para conseguir se alimentar melhor.

O ideal é dar preferência a alimentos naturais e pratos mais coloridos, para repor todas as vitaminas e nutrientes que precisamos.

Dedique tempo para atividades prazerosas

Separar um tempo dentro da sua rotina para sair com amigos, se divertir, rir e praticar atividades prazerosas é essencial para liberar ocitocina no nosso corpo, e com isso, reduzir o estresse e a tensão no organismo.

Com isso, você consegue se sentir mais disposto, feliz, e consequentemente, mais saudável.

Visite o médico regularmente

Ter uma vida mais saudável é consequência dos cuidados que temos no dia a dia. Ter uma rotina periódica de ir ao médico e fazer exames regularmente é essencial para melhorar a qualidade de vida e promover bem-estar para o corpo, evitando o aparecimento de doenças.

Principalmente depois dos 40 anos é essencial realizar exames de check-up todos os anos para prevenir patologias e iniciar o tratamento o quanto antes quando algum diagnóstico for feito.

Evite o consumo de álcool e cigarro

O consumo de álcool e o cigarro são fatores de risco que podem prejudicar a sua saúde, trazendo doenças e problemas para o sistema respiratório e comportamental. Para ter uma vida mais saudável, evite o consumo de álcool e o cigarro na sua rotina.

Trabalhe com o que você gosta

Quando uma pessoa possui a possibilidade de unir o trabalho com aquilo que gosta, isso pode trazer muita felicidade para si, e isso é essencial para contribuir para uma vida mais saudável.

O dinheiro é uma consequência do trabalho feito, mas a sensação de felicidade e alegria em trabalhar com o que gosta pode melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Cuidado com o sedentarismo

O sedentarismo é um grande inimigo da vida mais saudável, podendo trazer diversos problemas de saúde.

Por conta disso, como dissemos anteriormente, é essencial praticar alguma atividade física, mesmo que leve, antes de trabalhar ou no final do seu dia.

Os exercícios ajudam a ativar a circulação do sangue, trazendo mais energia para o organismo, e como consequência, uma vida mais saudável. O sedentarismo é prejudicial não só para o corpo, mas também para a mente.

Fazer exercícios de forma regular ajuda a trazer mais resistência ao corpo e fornece oxigênio suficiente para os seus músculos.

Durante o dia, é importante evitar passar muitas horas sentado, por isso, caminhe durante alguns minutos no trabalho e mude hábitos como usar a escada ao invés do elevador para te ajudar com isso.

Mantenha o seu peso

Para te ajudar com uma vida mais saudável, é essencial manter o seu peso em dia, de acordo com o peso ideal para você.

É comum observarmos muitas pessoas com sobrepeso, e isso pode interferir na qualidade de vida. Para ter uma vida mais saudável é essencial se preocupar com o seu peso, e com isso, reduzir o risco de problemas de saúde.

Não escolha fazer apenas um tipo de dieta, mas sim ter um estilo de vida mais saudável de forma permanente e contínua.

Procurar pela ajuda de um nutricionista é essencial para te ajudar com isso, pois ele pode te ajudar a iniciar a mudança necessária que você tanto precisa.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira as opções de especialistas disponíveis para te ajudar e conte com um de nossos nutricionistas para ter uma vida mais saudável!




Disponível em: Como ter uma vida mais saudável – 10 dicas que fazem toda a diferença. https://my.oceandrop.com.br/vida-saudavel-pequenas-atitudes-que-podem-mudar-sua-vida/ Acesso em: 11 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.