Principais dúvidas sobre a Alopecia

A alopecia é uma doença do couro cabeludo que atinge vários brasileiros. Ela pode causar problemas irreversíveis, mas muitas pessoas ainda não têm conhecimento a respeito da condição.

Desse modo, este artigo tem como objetivo fornecer uma visão geral da alopecia. Se você deseja saber mais a respeito disso, continue a leitura para encontrar todas as informações necessárias.

O que é a alopecia?

É possível definir a alopecia como uma queda parcial ou total dos fios de cabelo e pelos.

A condição atinge homens e mulheres e pode ser causada por diversos fatores, como a genética, o trauma emocional e as alterações hormonais. Além disso, a alopecia também pode aparecer associada ao uso de medicamentos que enfraquecem os fios.

Ainda que não seja uma condição muito comentada, trata-se de algo bastante comum. Nesse sentido, apenas em 2015, a doença atinge cerca de 2% dos brasileiros. É interessante ressaltar que a alopecia possui três fases:

  • Fase anágena: caracterizada pelo crescimento dos fios;
  • Fase catágena: caracterizada pelo encolhimento dos folículos capilares;
  • Fase telógena: o cabelo passa por um período de repouso de 4 meses e cai para que o ciclo recomece.

Quais são os principais sintomas da alopecia?

O principal sintoma da alopecia é a queda de fios de cabelo. Entretanto, a doença pode se manifestar de maneira distinta em homens e mulheres. No caso do sexo masculino, as falhas começam a surgir na região da testa.

Desse modo, é comum que a alopecia seja confundida com a calvície, visto que as falhas se assemelham bastante às populares “entradas”. Isso é reforçado pelo fato de que ambas as condições estão associadas a fatores genéticos e hormonais.

Quando se fala sobre as mulheres, este cenário é modificado. Assim, as primeiras falhas aparecem no topo da cabeça, algo que é incomum e torna o diagnóstico um pouco mais fácil.

Como a alopecia é tratada?

Embora existam diferenças na manifestação da alopécia em homens e mulheres, é importante ressaltar que o tratamento é o mesmo para ambos os gêneros. Desse modo, é preciso procurar um especialista para obter o diagnóstico correto e identificar o tipo de alopecia.

Alopecia androgenética

A alopecia androgenética é o tipo mais comum e pode ter início ainda na adolescência, se tornando mais aparente por volta dos 40 anos. É caracterizado por fios ralos e um couro cabeludo que se torna progressivamente mais aberto.

Alopecia areata

Considerada uma doença autoimune, a alopecia areata acontece quando o sistema imunológico ataca o corpo. Assim, as células ao redor do folículo capilar impedem o seu crescimento, o que causa falhas em formatos arredondados.

Esta condição é mais comum em jovens abaixo dos 20 anos e pode ser associada também a fatores genéticos e ao estresse.

Alopecia por tração

Esta condição está associada às situações que forçam a raiz do cabelo, como o uso constante de penteados apertados. Ela pode gerar danos irreversíveis para os folículos capilares.

Outros tipos de alopecia

Embora os três tipos destacados sejam os mais comuns desta condição de saúde, ainda existem outros três, que serão devidamente listados a seguir.

  • Eflúvio telógeno: caracterizado pela queda de 300 a 500 fios de cabelo por dia;
  • Alopecia cicatricial: trata-se de um tipo raro onde inflamações causam danos aos folículos capilares;
  • Alopecial frontal fibrosante: atinge especialmente mulheres no período pós-menopausa e é caracterizado por um recuo na linha do cabelo.

O tratamento da alopecia

Uma vez que o tipo de alopecia é devidamente determinado, o tratamento pode ser direcionado pelo médico dermatologista ou tricologista. Mesmo em casos caracterizados pela perda intensa de cabelo, existem formas de amenizar o quadro.

Assim, alguns tratamentos podem usar antibióticos específicos e outros medicamentos. No caso das deficiências nutricionais, os suplementos podem ser indicados pelos especialistas.

Por fim, vale pontuar que quando se fala sobre os reparos estéticos dos danos causados pela alopecia, o implante capilar é a via mais comum para contornar o problema.




Disponível em: Alopecia (calvície, queda de cabelos) https://bvsms.saude.gov.br/alopecia-queda-de-cabelos/. Acesso em: 04 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.