exame de sangue

Exame de sangue: quais são os principais tipos?

Diversas doenças podem ser diagnosticadas precocemente com o auxílio de um exame de sangue. Porém, existem diferentes tipos de exames de sangue, você sabe quais são os principais e para que eles são feitos?

Por que o exame de sangue é importante?

O exame de sangue tem enorme importância na prevenção de doenças e no diagnóstico precoce, pois é a partir dele que uma triagem pode ser realizada, com obtenção de informações essenciais para verificar a condição de saúde de uma pessoa.

Através dos diversos tipos de exames de sangue é possível verificar as hemácias, plaquetas e os leucócitos, além de muitos outros componentes existentes no corpo.

As hemácias tem a função de transporte de oxigênio para o organismo e também são chamadas de glóbulos vermelhos. Além disso, os leucócitos possuem a função de agirem contra infecções e são chamados de glóbulos brancos. Por fim, as plaquetas têm a finalidade de equilibrar o procedimento de coagulação presente no sangue.

Portanto, diversas doenças que causam alterações nesses elementos podem ser verificadas a partir do exame de sangue. Porém, não para por aí, pois em um hemograma é possível analisar muito mais além.

Conheça os principais tipos

Entre os principais tipos de exames de sangue, você encontra:

• Creatinina;

• Colesterol total;

• HDL;

• LDL;

• VLDL;

• Triglicerídeos;

• Gama GT;

• TGO ou AST.

A avaliação da creatinina no hemograma permite verificar a saúde renal, essencial para prevenção de diversas doenças dos rins. Ademais, na parte de colesterol total é possível prevenir doenças como o AVC, Acidente Vascular Cerebral e o infarto.

Ademais, ao verificar o HDL no exame de sangue, o médico consegue fazer uma avaliação dos riscos de uma doença cardíaca. Já o LDL pode auxiliar na detecção de entupimento de veias, se avaliado em conjunto com outras informações.

Ainda na investigação e na prevenção de riscos e doenças cardíacas, o exame de sangue VLDL é importante ser feito com frequência, assim como os demais.

Outro exame importante é o que mede os triglicerídeos no sangue, que é uma forma de gordura e importante fonte de energia para o organismo. Em excesso, pode haver chance de doenças cardiovasculares.

Ademais, o exame de sangue com gama gt é importante para verificar a existência de indicativos de doença hepática, doença biliar e doença óssea.

Por fim, o exame de TGO feita através do hemograma, pode identificar doenças que tenham atuação no fígado, bem como serve como monitoramento.

Considerações finais

Dessa maneira, como pode ser observado acima, a importância de realizar exames de sangue periodicamente é muito grande, pois através deles pode haver o diagnóstico de muitas doenças graves.

Além disso, muitas das doenças mencionadas acima não produzem sintomas, de modo que o exame de sangue frequente é uma forma de controle para que doenças silenciosas podem ser detectadas e tratadas precocemente.

Assim, invista em sua saúde e realize exames de sangues regularmente na Clinipae e esteja sempre em dia com suas taxas e com a saúde em ótimo estado.

Não perca tempo e conheça os planos que a Riopae possui para garantir o melhor atendimento e manter a saúde sempre em dia. Entre em contato com nosso atendimento e descubra todas as informações!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.