Cuidados com a saúde no verão

3 minutos para ler

O verão é uma das melhores épocas do ano, especialmente em um país tropical como o Brasil. Porém, para aproveitar ainda melhor essa estação tão gostosa, também é preciso tomar certos cuidados no verão. Afinal, o grande calor e os raios solares podem causar problemas.

Então, se você quer aproveitar bem essa estação com saúde e qualidade de vida, continue lendo este post. Confira algumas dicas de cuidados no verão que não podem faltar para você e sua família.

Cuidados com a pele

No verão, os cuidados com a pele podem ser resumidos em duas grandes preocupações: micoses e queimaduras. O primeiro ocorre por conta do calor e da umidade, que acaba promovendo uma maior proliferação dos fungos. Assim, é mais comum ter as famosas frieiras, especialmente nas unhas e dedos dos pés. Para evitar micoses as dicas são:

  • Frequentar piscinas limpas;
  • Evitar andar descalço em lugares úmidos;
  • Tomar banho ao sair da piscina;
  • Trocar as roupas molhadas imediatamente;
  • Secar bem após o banho;
  • Não compartilhar itens de uso pessoal.

Para evitar as queimaduras, o filtro solar é essencial. O ideal é usar todos os dias e optar por filtros com FPS 30 ou mais. Caso fique na piscina, é uma boa dica reforçar o protetor a cada duas horas. Mesmo com o uso, também é importante ter acessórios e roupas que ajudem a proteger dos raios.

Outros cuidados com o corpo

Além dos cuidados com a pele, existem outros cuidados especiais a serem tomados com o corpo. Um exemplo, é a preocupação com insolação. Esse problema acontece quando a temperatura do corpo fica muito alta, podendo ser agravada pelo ambiente. Alguns dos sintomas são excesso de suor, náusea, dor de cabeça, tontura e até convulsões.

Se percebê-los, leve a pessoa para um local mais fresco e deixe-a descansar. Só ofereça água caso ela esteja totalmente consciente.

Falando em água, a hidratação é outro cuidado importante com o corpo. O ser humano já precisa consumir bastante líquido naturalmente. Mas no verão, com o excesso de suor por conta do calor, isso é ainda mais importante.

Cuidados no verão com idosos e crianças são ainda mais especiais

Para quem é ou está perto de idosos ou crianças os cuidados devem ser redobrados. Esses dois grupos tendem a ter a pele mais fina e sensível, o que significa que estão naturalmente mais expostos a queimaduras e outros problemas. A insolação também é mais forte em ambas essas parcelas da população, pois o sistema termorregulatório não está em perfeito funcionamento.

Além disso, existe a questão da hidratação. Idosos sentem menos sede naturalmente e as crianças costumam esquecer de beber água enquanto estão concentradas na brincadeira. O ideal é ter um esforço mais ativo para beber água.

Por fim, é impossível mencionar os cuidados nesse verão sem abordar a pandemia do coronavírus. As restrições de distanciamento social ainda estão em vigor, como uma das melhores formas de combater o vírus. Portanto, nesse verão, um dos cuidados mais importantes é evitar as aglomerações.

Gostou do post? Deixe seu comentário! E para cuidar ainda mais da sua saúde, faça uma visita na Clinipae, estamos te esperando!

Posts relacionados

4 thoughts on “Cuidados com a saúde no verão

Deixe um comentário