Quebrando o Tabu: 10 dúvidas sobre menstruação

Está na hora de acabar com os mitos e tabus que envolvem a menstruação! Estamos no século 21 e, ainda, muitas duvidas giram em torno do período menstrual de uma mulher. Por isso, viemos esclarecer a quebrar o tabu para falar da menstruação.

A menstruação a liberação do acumulo de sangue que fica no útero em torno de 28 dias. Essa perda de sangue pode durar de 3 a 8 dias, dependendo do fluxo de cada mulher.

MITOS E VERDADES SOBRE A MENSTRUAÇÃO:

1 – MENARCA

A primeira menstruação, conhecida também como menarca, ocorre geralmente a partir dos 10 anos aos 15 anos, depende de cada menina. Não tem uma idade certa para acontecer. Inclusive, pode ocorrer até com 8/9 anos.

2 – CRESCIMENTO

Após a primeira menstruação, a menina não para de crescer. Seu corpo continua se desenvolvendo normalmente.

3 – COR DO SANGUE

Geralmente a cor do sangue da menstruação é vermelho escuro, podendo ter variações de tonalidades escuras e claras de acordo com os dias do período menstrual.

A alteração de coloração do sangue também pode estar relacionada com o tempo em que o mesmo está em contato com o ar. Quanto maior o tempo do sangue no absorvente, mais escuro o sangue pode ficar.

4 – ENGRAVIDAR DURANTE A MENSTRUAÇÃO

Apesar de ser difícil, é possível engravidar durante o período menstrual. Isso pode ocorrer devido a produção hormonal variar em casa mulher, podendo ocorrer a ovulação durante a menstruação.

5 – MENSTRUAR DURANTE A GRAVIDEZ

Não é comum menstruar durante a gestação, mas pode ocorrer casos raros. Pode ocorrer de a mulher ter um leve sangramento durante um ou dois dias no inicio da gravidez de cor rosa ou marrom. Nesses casos é aconselhável buscar ajuda médica.

6 – LAVAR O CABELO DURANTE O PERÍODO

Esse é um mito antigo. Lavar os cabelos durante a menstruação não interfere em absolutamente nada no período, nem mesmo aumenta o fluxo.

7 – ABSORVENTE INTERNO E COLETOR PARA MULHERES VIRGENS

Muito se diz que esses absorventes internos tiram a virgindade da mulher. Porém, a virgindade é uma questão de experiência do ato sexual com outro individuo. O que pode ocorrer com o uso de absorvente interno e coletor é o rompimento do hímen da mulher, que não necessariamente é ligado a virgindade, pois há mulheres que não nascem com hímen ou o hímen nunca é rompido mesmo após o ato sexual.

8 – TPM

Nem todas as mulheres que menstruam tem sintomas de tensão pré-menstrual. Apesar de ser muito comum, cerca de 80% das mulheres sofrem de TPM.

9 – FLUXO FORTE E ANEMIA

Para as mulheres que tem o fluxo menstrual é muito forte, as chances de desenvolver anemia é grande, devido a grande perda de sangue.

10 – SUSPENDER A MENSTRUAÇÃO COM ANTICONCEPCIONAL

Alguns anticoncepcionais podem ser emendados, sem pausa de 7 dias, com o intuito de suspender a menstruação por algum motivo pessoal ou de saúde. Porém, para fazer isso é preciso ter acompanhamento e orientação de um médico ginecologista. O uso indevido desse contraceptivo pode afetar a saúde da mulher.

Se você tem alguma duvido que não citados, deixe seu comentário que esclareceremos para você!

Lembre-se de consultar seu ginecologista uma vez ao ano para verificar se está tudo bem com o seu corpo. Sua saúde é importante e você precisa cuidar dela!

 

LEIA TAMBÉM: O que é Menopausa?

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Disponível em: Tudo sobre a menstruação https://semprebem.paguemenos.com.br/videos/tudo-sobre-menstruacao. Acesso em: 25 de Outubro de 2019

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.