Outubro Rosa é uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama e colo de útero. Seu objetivo é promover a importância de fazer anualmente os exames com ginecologista durante todo o mês de outubro, assim como promover descontos nos exames de ultrassonografia da mama/transvaginal, mamografia e papanicolau.

A campanha teve inicio nos anos 90 em Nova Iorque em um evento chamado “Corrida pela cura” com intuito de arrecadar fundos para pesquisa da instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. À medida que o evento foi crescendo, o mês de outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos e com os anos, se espalhou no resto do mundo.

No Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em São Paulo no ano de 2002, mas só criou força após 2008, tornando as iniciativas anuais e com mais empresas e instituições apoiando a causa e promovendo a conscientização da população.

CÂNCER DE MAMA

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) tem como campanha desse ano no Outubro Rosa o tema “Câncer de mama: juntos, sem medo”.

O objetivo é aumentar o conhecimento das mulheres sobre as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença. A cartilha, já em sua quinta edição, foi um dos materiais produzidos para a campanha.  Confira o material abaixo.

Baixe o e-book “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” publicado pelo Instituto Nacional de Câncer .

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. Nos últimos anos, esse tipo de câncer entrou para a campanha de conscientização do outubro rosa, por ter se tornado mais frequente.

Tire demais dúvidas no e-book produzido pelo INCA: Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero

Você sabe o que é câncer de colo de útero?  Clique aqui para assistir ao vídeo.

EXAMES GINECOLÓGICOS IMPORTANTES

– Papanicolau

O Preventivo ou Papanicolau é um exame realizado por um ginecologista em que utiliza um bico de pato para abrir o canal vaginal e coletar uma amostra de secreção no interior da vagina e colo do útero. Essa amostra possibilita a identificação de infecções e alterações vaginais que possam indicar câncer.

Apesar de ser desconfortável, esse exame é extremamente importante para manter a saúde da mulher e deve ser feito uma vez ao ano. Esse exame é indicado para todas as mulheres com vida sexual ativa e para as que nunca tiveram relação sexual com idade superior a 21 anos.

Como é feito? 

– Ultrassonografia transvaginal

Esse exame tem como objetivo detectar doenças ginecológicas como cistos no ovário, miomas, pólipos endometriais, endometriose e tumores, além de prevenir ou detectar câncer de endométrio e ovário.

É utilizado um aparelho fino de ultrassonografia que é introduzido no inicio do canal vaginal utilizando um preservativo para proteção.

Como é feito?

– Ultrassonografia das mamas

É um exame simples e rápido utilizado para a identificação de possíveis cistos, nódulos e tumores na região mamária. Deve ser realizado uma vez ao ano ou de acordo com recomendação médica.

Como é feito? 

– Mamografia anual:

Para mulheres acima de 40 anos, a mamografia deve ser feita anualmente para prevenir e detectar precocemente o câncer de mama através de um raio-x.

Como é feito? 

DICAS DE SAÚDE:

Importância do Papanicolaou | Dicas de Saúde

Passo a passo – Autoexame preventivo contra o câncer de mama

DESCONTOS PARA OS EXAMES NA CLINIPAE

Agende sua consulta na Clinipae e ganhe descontos exclusivos do Outubro Rosa. Ligue 21 2757-5656.

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre coletor menstrual

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Outubro Rosa https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2022/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce. Acesso em: 01 de Outubro de 2019

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.