Por que infecção urinária é tão comum entre as mulheres?

A infecção urinária é ocorrida pela presença anormal de microrganismos na região do trato urinário. Essas bactérias podem acometer três estruturas do trato urinário: uretra, bexiga e rins. A intensidade da infecção vai depender de qual estrutura a bactéria atingiu, sendo elas: uretrite (uretra), cistite (bexiga) e pielonefrite (rins).

Essa doença pode afetar mulheres, homens e crianças. Os sintomas mais frequentes e comuns são: ardência forte ao urinar; vontade constante de urinar, mesmo após o ato; urina escura; urina com sangue; urina com odor muito forte; dor pélvica; dor no reto; incontinência urinária; febre; sede excessiva; corrimento uretral; náuseas e vômitos; dor lombar; desorientação e alterações do estado de consciência.

POR QUE ATINGE MAIS AS MULHERES?

Normalmente as mulheres são mais afetadas pela infecção urinária do que os homens, devido a anatomia do corpo. A uretra feminina é bem mais curta do que a dos homens e, consequentemente, as bactérias percorrem um caminho menor até a bexiga. Além disso, a uretra das mulheres fica mais próxima do ânus, uma área bastante sujeita à presença de bactérias.

Outro fator de risco para as mulheres é a contaminação após a relação sexual, devido as micro traumas que a uretra sofre (normais durante o sexo), deixando o local vulnerável a entrada de bactérias.

Também é comum ocorrer infecção urinária durante a menopausa por causa da diminuição do estrogênio, hormônio que protege o trato urinário.

DIAGNÓSTICO

– Levantamento Do histórico clínico do paciente e os sintomas;

– Exame de urina tipo I;

– Urocultura com antibiograma (para identificar o agente infeccioso).

TRATAMENTO

O tratamento é realizado por um médico através da prescrição de antibióticos de acordo com o tipo de bactéria identificada nos exames.

O uso de antibióticos deve ser feito apenas sob prescrição médica por ser medicamentos que podem aumentar a resistência das bactérias ou até mesmo prejudicar a saúde do individuo. Nunca se automedique!

COMO SE PREVENIR DA INFECÇÃO URINÁRIA

– Manter sempre a boa higiene da genital;

– Beber bastante água ao decorrer do dia;

– Urinar após a relação sexual para eliminar as possíveis bactérias que entram no trato urinário e para lavar a bexiga;

– Higienizar o órgão genital antes e depois da relação sexual;

– Ao limpar a região da vagina e perianal, limpar sempre da frente para trás para evitar o contato com as bactérias do ânus. Porém, a melhor forma de higienização é lavar com água e sabonete em vez de utilizar o papel higiênico;

– Evitar calças e shorts apertados. Optar por tecidos soltos sempre que possível;

– Evite banhos de banheira;

– Não utilize ducha vaginal;

– Não utilize produtos químicos na região, como por exemplo: perfume, desodorante, talco;

– Nunca segure a urina por muito tempo na bexiga;

– Utilize calcinhas/cuecas de algodão. Esse tecido facilita a circulação de ar na região;

– Ingerir a fruta cranberry ajuda a evitar a infecção urinária;

– Não utilize protetor diário com frequência. Apesar do nome, o mini absorvente prejudica a circulação de ar na vagina, aumentando o acumulo de bactérias e umidade;

– Durma sem calcinha/cueca. A região genital também fica abafada por muitas horas durante o dia. Ao dormir, use apenas um short largo para arejar a área;

– Manter as roupas íntimas sempre limpas.

Em caso de duvidas e presença dos sintomas, procure um médico.

LEIA TAMBÉM: Incontinência Urinária

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Infecção urinária: sintomas, causas e tratamentos https://www.minhavida.com.br/saude/temas/infeccao-urinaria Acesso em: 30 de Setembro de 2019

Related Posts

One thought on “Por que infecção urinária é tão comum entre as mulheres?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.