É muito comum tomarmos um remédio para dor de cabeça, azia e dor muscular para alivio imediato do incomodo. Muitas pessoas tem uma caixinha de medicamentos em casa para quando alguém passar mal. Quem nunca indicou um remédio ou não tomou um comprimido para algo que o amigo deu?

Muita gente não sabe que se automedicar pode ser muito grave e até mesmo falta. Os remédios não funcionam da mesma forma em todo mundo. Têm casos de alergias, interação com outro remédio, condições de saude e etc. que pode impedir de você tomar o mesmo medicamento que o outro tomou.

Todo individuo pode sofrer de efeitos colaterais e ter maiores problemas de saúde. Veja os principais riscos de se automedicar:

INTOXICAÇÃO

De acordo com a Anvisa, os medicamentos que mais causam intoxicação são os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios, pois são de fácil acesso e a maioria da população tem em casa.

ALERGIA

Não é atoa que os médicos perguntam se você é alérgico a algum medicamento. Há composições no comprimido que causam crise alérgica grave e que pode até ser fatal.

MELHORA FALSA

Alguns medicamentos podem mascarar um sintoma que pode ser causado por outro fator. Isso faz com que o desaparecimento do sintoma nos engane e nos cega para o verdadeiro problema de saúde.

INTERAÇÃO COM OUTROS MEDICAMENTOS

Outra pergunta que é bem comum no consultório médico é sobre estar ingerindo outros medicamentos, pois a interação medicamentosa pode anular o efeito do outro remédio e até potencializar o efeito que não é desejado, causando problemas maiores.

COMO AGIR EM CASO DE INTOXICAÇÃO POR REMÉDIO

– Leve a pessoa urgentemente ao hospital ou ligue para 192 para acionar o SAMU;

– Em casos de intoxicação por contato, lave o local com agua em abundancia;

– Se a intoxicação por nos olhos, lave-o por 15 minutos e depois tampe-o com um pano até chegar ao atendimento médico;

– Em caso de ingestão, não provoque o vomito;

– Não faça respiração boca a boca;

– Leve a embalagem e a bula do medicamento para o hospital para ajudar no atendimento;

– Não excite em ir ou levar a pessoa ao médico urgentemente;

– Qualquer divergência ocorrida pelo uso de medicamentos, seja ela qual for, busca atendimento médico o mais rápido possível.

EDUCANVISA

Com o objetivo de aumentar o aprendizado de temas sobre saúde para o ensino fundamental, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou os jogos educativos Trilha da Saúde e Memória, disponíveis no site da Anvisa. O material didático pode ser utilizado como apoio ao aprendizado sobre o uso racional de medicamentos e os riscos da automedicação.

Antes de tomar qualquer medicação consulte um médico para que seja avaliado e prescrito o medicamento ideal para o tratamento. Se automedicar é perigoso e traz um grande risco a saúde. Seja responsável!

LEIA TAMBÉM: Qual é a importância do check-up anual?

 

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Veja 7 perigos da automedicação e como evitar esse problema. https://www.unimedcampinas.com.br/blog/viver-com-saude/veja-7-perigos-da-automedicacao-e-como-evitar-esse-problema Acesso em: 15 de Setembro de 2019

Related Posts

One thought on “Perigos de se automedicar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.