Conhecida antigamente como andropausa, a Deficiência Androgênica é um distúrbio que causa a diminuição dos níveis hormonais em homens adultos. Esse distúrbio é menos intenso e frequente do que a menopausa em mulheres mais velhas e não afeta todos os homens, podendo também aparecer na juventude de forma rara. É mais comum aparecer após os 40 anos.

À medida que os homens envelhecem, a produção de testosterona diminui e pode, ou não, demonstrar sintomas como cansaço, diminuição na libido e aumento de gordura visceral, por exemplo. Os sintomas aparecem para aqueles que têm uma diminuição elevada nos níveis hormonais.

A deficiência da testosterona pode ser acarretada por alterações em vários níveis do eixo hipotálamo-hipofisário-testicular: Anormalidade nos testículos, deficiência na hipófise ou hipotálamo secundária e mista.

SINTOMAS COMUNS

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 57% dos homens nunca ouviram falar da Deficiência Androgênica e 71% desconhecem os sintomas desse distúrbio.

Os principais sintomas são:

– Diminuição da força e da massa muscular;
– Diminuição da resistência física (fadiga);
– Cansaço;
– Alterações de humor;
– Perda de energia;
– Aumento da gordura no abdômen;
– Comprometimento da memória e funções cognitivas, depressão e irritabilidade;
– Diminuição da libido;
– Diminuição do número de ereções noturnas/matinais;
– Disfunção erétil.

TRATAMENTO PARA OS DISTÚRBIOS HORMONAIS MASCULINOS

Todos os homens que apresentarem qualquer sintoma citado acima deve procurar um médico para a realização de exames de sangue específicos, avaliação clinica e verificar a necessidade de tratamento ou não.

O tratamento para a deficiência androgênica é feito com reposição de testosterona através do uso de medicamentos injetáveis ou loções em gel, pois os medicamentos orais são tóxicos para o fígado. O tratamento é diferenciado para cada homem de acordo com a necessidade de reposição hormonal do organismo.

LEIA TAMBÉM: Como ajudar os homens da sua família a cuidarem da saúde?

Clique aqui e saiba mais!

 

Disponível em: Conheça os principais sintomas de distúrbios hormonais em homens https://ricardobeck.com/principais-sintomas-de-disturbios-hormonais-em-homens/ Acesso em: 14 de Setembro de 2019

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.