A ansiedade pode causar problemas cardíacos e nós não sabíamos disso! Muitas pessoas sofrem de ansiedade e não sabem pelo o que estão passando. Por isso, vamos esclarecer o que é ansiedade e os males que podem prejudicar o coração.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em média 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas de ansiedade, sendo três vezes maior que a média mundial, deixando o país no topo do ranking de casos registrados.

Sentir-se ansioso é uma reação comum no ser humano, quando passamos por algum problema, estresse, pressão ou decisões difíceis no dia a dia. Mas isso passa a ser um problema de saúde quando se torna excessivamente frequente e negativo, o chamado de Transtorno Generalizado de Ansiedade.

TIPOS DE ANSIEDADE

– Transtorno de Ansiedade Generalizada

É quando a ansiedade persiste por um longo período de tempo e prejudica a pessoa a realizar as atividades do dia a dia. O sintoma mais persistente do quadro é a “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”.

– Síndrome do Pânico

É um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo excessivo de que algo ruim aconteça mesmo sem motivo.

– Fobia Social

É caracterizado pelo extremo desconforto e pavor em situações sociais como ambientes novos ou cheios, lugares desconhecidos, encontros sociais, falar em público e situações similares.

– Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Talvez você não saiba, mas o TOC é um distúrbio psíquico de ansiedade que tem como sua principal característica a presença de crises recorrentes de pensamentos obsessivos, intrusivos e em alguns casos comportamentos compulsivos e repetitivos. Pacientes que sofrem desse transtorno tem pensamentos involuntários que não conseguem controla-los e nem bloqueá-los.

– Transtorno de estresse pós-traumático

Esse transtorno ocorre quando pessoas são vitimas ou testemunhas de algum ato violento ou situação traumática que contem ameaça de vida. O acontecimento insiste em permanecer nos pensamentos da vítima causando as mesmas sensações que originaram o trauma.

SINTOMAS DE ANSIEDADE

– Falta de ar ou sensação de asfixia;
– Tontura ou desmaio;
– Coração acelerado;
– Tremor ou agitação;
– Náusea, dor de estômago ou diarreia;
– Sensações de dormência ou formigamento;
– Calafrios;
– Dor ou desconforto torácico;
– Medo de morrer;
– Medo de perder o controle.

ANSIEDADE E CORAÇÃO

Com o crescente numero de pessoas ansiosas, os cardiologistas passaram a ficar atentos e preocupados com os problemas que essa doença pode causar ao coração do paciente. Os danos causados no sistema cardiovascular são reais e frequentes, com possibilidade de infarto do miocárdio, inclusive em jovens.

De acordo com o cardiologista Paulo Chaccur ao portal Minha Vida, o transtorno da ansiedade pode gerar uma série de efeitos no corpo, como acelerar os batimentos cardíacos, levar ao mecanismo de vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos) e o aparecimento da hipertensão arterial, obesidade e diabetes. Em pessoas com carga genética ou fator de risco (o tabagismo, por exemplo), a consequência pode ser o desenvolvimento mais rápido da doença arterial coronária.

A ansiedade pode ainda ser a responsável pelo aparecimento de arritmias, entre elas a fibrilação atrial, ou seja, uma contração desordenada da musculatura atrial do coração que, em muitos casos, levam ao aumento dos batimentos cardíacos com sensação de mal-estar e tontura, conclui.

RESPIRAÇÃO E RELAXAMENTO

1 – Pense que seus pensamentos negativos são temporários e que logo vão passar;

2 – Relaxe seus músculos e esteja em uma posição confortável;

3 – Acalme sua respiração e siga os seguintes passos:

– Esvazie os pulmões e em seguida, inspire devagar pelo nariz até encher os pulmões;

– Expire suavemente até esvaziar os pulmões;

 4 – Acalme-se da forma que melhor seu corpo reage. Invista na respiração e no pensamento positivo.

Antes de qualquer coisa, é recomendado consultar um médico psiquiatra e para avaliação e tratamento adequado. Caso esteja preocupado e sinta a necessidade de buscar de um cardiologista, não hesite!

Ansiedade é uma doença seria e pode trazer problemas para todo o seu corpo. Consulte um médico e nunca se automedique!

 

LEIA TAMBÉM: O segredo para envelhecer bem

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Disponível em: Ansiedade: conheça 13 sintomas que merecem sua atenção https://www.vittude.com/blog/ansiedade/ Acesso em: 03 de Setembro de 2019

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.