Se perguntarmos a qualquer pessoa sobre como deseja envelhecer, ela ou ele dirá que deseja ter uma velhice saudável e que não tenham que depender de terceiros para fazer suas atividades básicas, como tomar banho. O problema é que muitas dessas pessoas não levam uma vida saudável durante a juventude e todos os maus hábitos refletirão na velhice. É como o hábito de fumar cigarro diariamente e ter problemas no pulmão com o passar dos anos. Para envelhecer bem, é preciso começar cedo.

O envelhecer não é uma coisa tão simples como imaginamos. Muitas coisas podem aparecer, como doenças e o abandono familiar. Os idosos também sofrem de problemas psicológicos e podem inclusive desenvolver depressão pelo isolamento social e abandono afetivo. Em qualquer idade precisamos de apoio e contato com outras pessoas. Parafraseando o DR. Dráuzio Varella: Envelhecer não é sinônimo de solidão.

EXERCÍCIO PARA O CORPO

Fazer atividades físicas com frequência é recomendando em qualquer idade, apenas é preciso escolher os exercícios mais adequados para cada limitação. Os idosos precisam estar sempre ativos para evitar doenças, dores e movimentar os músculos.

Os exercícios mais adequados para a terceira idade são: pilates, yoga, hidroginástica, dança, caminhada, pedalar na bicicleta, natação e musculação de baixo impacto.

EXERCÍCIO PARA A MENTE

Precisamos cuidar da mente da mesma forma que cuidamos do nosso corpo, principalmente se o idoso tiver limitações físicas que o impedem de praticar exercício físico. A nossa mente precisa ser constantemente estimulada para que possamos nos manter sã.

Os exercícios para mente são bem simples: leitura, jogos de tabuleiro, caça-palavras, costura, dança, contar histórias, aprender coisas novas, pintar e desenhar.

Cultivar uma boa vida com hábitos saudáveis, bons relacionamentos com a família e amigos fazem total diferença quando chegarmos na terceira idade. É preciso criar laços fortes, sinceros e com amor, para que no envelhecer, seja tudo calmo, tranquilo e feliz. Viva bem a sua vida para que possa colher os frutos na velhice.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Como envelhecer bem? Veja atitudes que ajudam no processo https://blog.memed.com.br/como-envelhecer-bem/. Acesso em: 26 de Junho de 2019

Related Posts

3 thoughts on “O segredo para envelhecer bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.