O que significa ser intolerante a lactose?

As pessoas que são intolerantes a lactose são aquelas que o organismo é incapaz de digerir o açúcar presente no leite e seus derivados. Esse distúrbio no organismo acontece quando não há produção ou produção insuficiente de uma enzima digestiva chamada “lactase” que tem o papel de quebrar e decompor a lactose quando ingerido.

Quando o processo natural da quebra da enzima não acontece ao chegar ao intestino grosso, a lactose se acumula e é fermentada por bactérias que produzem ácido lático e gases, gerando maior retenção de água e consequentemente diarreia e gases.

INTOLERÂNCIA A LACTOSE É A MESMA COISA QUE ALERGIA AO LEITE?

Não! São reações diferentes que necessitam de tratamento diferente. A alergia ao leite significa que o individuo é alérgico as proteínas presentes no leite. Essa reação imunológica ocorre com a ingestão do liquido ou seus derivados. Essa alergia pode provocar reações na pele, no intestino e no sistema respiratório.

TIPOS DE INTOLERÂNCIA A LACTOSE

Deficiência congênita – A criança nasce sem a capacidade de produzir a enzima lactase. É uma doença genética e crônica.

Deficiência primária – É a forma mais comum. Ocorre quando a produção da enzima diminui naturalmente ao longo da vida a partir da adolescência.

Deficiência secundária – Ocorre quando a produção da enzima é afetada por outras doenças intestinais ou alergia a proteína do leite. Pode ser temporária desde que seja tratado.

SINTOMAS

– Náusea;

– Vômito;

– Irritação intestinal;

– Dor abdominal;

– Diarreia;

– Inchaço;

– Gases;

– Gordura nas fezes.

TRATAMENTO

A intolerância a lactose pode ser controlada com dieta e medicamento, pois não se trata de uma doença, mas sim de uma carência no organismo. É necessário procurar um médico gastroenterologista para prescrição de remédio e demais orientações.

De inicio, é indicado cortar o consumo de leite e derivados. Quando o médico achar melhor, o leite poderá ser reintroduzido lentamente na dieta. Uma pessoa intolerante a lactose pode ter uma vida normal desde que siga as orientações médicas e dieta adequada.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Intolerância à lactose https://bvsms.saude.gov.br/intolerancia-a-lactose/#:~:text=Intoler%C3%A2ncia%20%C3%A0%20lactose%20%C3%A9%20a,para%20a%20sua%20melhor%20absor%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 20 de Maio de 2019

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.