O câncer é uma doença grave causada por uma mutação nas células do corpo. Algumas células do nosso organismo podem perder suas características naturais e ter seu crescimento desordenado, atingindo órgãos e vasos sanguíneos, causando o câncer. Essa doença abrange mais de 100 tipos diferentes de câncer que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos. Cada uma delas tem suas próprias características, causas, evolução, sintomas e tratamento diferentes.

Uma célula saudável permanece viva enquanto for necessário e morre quando o organismo não precisa mais dela. No caso do câncer, essas células que sofrem mutações não morrem, permanecem no corpo e se dividem descontroladamente. Elas são agressivas e incontroláveis, causando a formação de tumores.

O câncer pode ser desenvolvido em qualquer parte do corpo. Apesar de cada tipo de câncer ser diferente, podem apresentar alguns sintomas semelhantes. Mesmo que você apresente algum dos sintomas abaixo, não quer dizer que você tem câncer. Mas é importante que você vá a uma consulta médica para averiguar sua saúde.

SINTOMAS GERAIS

– Cansaço excessivo;

– Protuberância ou área de espessamento que pode ser sentida sob a pele

– Variações no peso (perda ou ganho);

– Lesões na pele como: mudanças de cor, feridas que não cicatrizam e alterações moles;

– Tosse contínua;

– Rouquidão;

– Dificuldade de engolir, indigestão persistente;

– Alterações no intestino e bexiga;

– Dor muscular e nas articulações sem causa aparente;

– Febre ou suores noturnos sem causa aparente.

FATORES DE RISCO

– Agentes infecciosos:

– Alimentação não saudável;

– Fatores ocupacionais;

– Ingestão de bebidas alcoólicas;

– Radiação solar;

– Sedentarismo;

– Histórico familiar;

– Tabagismo.

DIAGNÓSTICO DO CANCER

Para obter o diagnóstico, é necessário realizar exames clínicos que variam de acordo com a suspeita do tipo de câncer. Na maioria dos casos, o diagnóstico é confirmado a partir da biópsia do tumor.

Apesar de ser um momento muito difícil, é preciso se informar e tirar todas as dúvidas com o médico oncologista, seguir suas orientações e fazer o tratamento indicado. É importante que sua mente esteja bem e positiva para seguir em frente e superar essa doença, pois uma mente sã só prejudica o corpo físico.

Para mais informações, consulte um médico.

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer
https://www.cancer.org.br/sobre-o-cancer/prevencao/

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: O que é câncer? https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/o-que-e-cancer. Acesso em: 15 de Abril de 2019

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.