Dicas de cuidados com o excesso de álcool no Carnaval

A festa mais animada no Rio de Janeiro está em contagem regressiva para começar. O carnaval é marcado por episódios de muita diversão e alegria, acompanhados de fantasias inusitadas a cada ano.

As altas temperaturas do verão carioca não impedem os foliões de saírem de casa para festejar nas ruas da cidade. Apesar de ser um momento de descontração, também é um momento de ficar atento à saúde, pois os abusos com bebidas alcoólicas é muito comum no carnaval.

O organismo de cada pessoa reage de forma diferente, mas os estágios costumam ser similares. É possível ter desidratação, danos no fígado, gastrite, diarreia, vômito, perda de memória recente e até mesmo coma alcoólico.

COMO O ÁLCOOL ATUA NO CORPO

Quando ingerimos bebida alcoólica, nosso fígado precisa metaboliza-lo. Esse órgão tem a capacidade para processar apenas 1 dose de bebida por hora, por exemplo: uma latinha de cerveja.

Ao ingerir mais que essa quantidade durante esse tempo, o fígado metabolizada uma dose enquanto o restante do álcool fica circulando pela corrente sanguínea. Isso pode causar intoxicação e prejudicar outros órgãos.

QUAIS SÃO OS ESTÁGIOS?

1- Euforia e/ou desinibição;
2- Sedação leve;
3- Inconsciência recente;
4- Coma alcoólico e inconsciência total;
5- Em casos mais graves, edema cerebral.

COMO SE CUIDAR?

Se alimente bem antes de beber

Beber com o estomago vazio é certeiro para prejudicar o organismo. O álcool é absorvido mais rápido quando não há alimento no corpo. É recomendado comer ao longo da festa para manter-se bem.

Não misture bebidas diferentes

Não é clichê! Misturar bebidas alcoólicas de vários tipos é uma sentença pra dar PT. As bebidas tem teor alcoólicos diferentes e quando consumido juntos, acelera a absorção do álcool no corpo e potencializa os danos.

Beba muita água

Nas festas de carnaval, beber água é essencial para se manter de pé na folia. Além do calorzão do verão, multidão de pessoas e muita agitação, beber álcool em conjunto com água mineral é fator chave para se manter hidratado e saudável.

Não exagere

Sabemos que é difícil ter controle no carnaval, mas é preciso tentar ao máximo. O carnaval dura apenas alguns dias, mas os excessos do álcool no corpo podem durar a vida toda.

Por isso, curta bastante o carnaval, mas beba com moderação!

Clique aqui e saiba mais!

 

Disponível em: Carnaval | Cuidado com o excesso de álcool https://www.cardioesaude.com.br/single-post/2017/02/27/carnaval-cuidado-com-o-excesso-de-%C3%A1lcool. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.