Novembro Azul: Você sabe o que significa?

O Novembro Azul é mundialmente conhecido pelo mês de campanha e conscientização ao câncer de próstata. Assim como o Outubro Rosa, voltado para as mulheres, o mês de novembro tem como objetivo alertar os homens da importância de ir ao urologista para a realização de um exame simples, rápido, indolor e extremamente importante na prevenção da doença.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e, em alguns casos, sem sintomas e com evolução lenta. Com isso, há um enorme risco de que quando surgirem os sinais, a doença já esteja em estágio avançado. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

O maior problema que encontramos no momento da prevenção é o preconceito dos próprios pacientes na realização dos exames. O machismo instalado em nossa sociedade também assombra os homens, que em muitos casos, acham que vão perder sua masculinidade ao realizar o exame de toque retal. Mas não há motivos para preocupações. Ao realizar esse exame, nada mudará em sua personalidade ou orientação sexual.

Por isso, lembramos que é de grande importância incentivar e realizar o acompanhamento clínico anual a partir dos 45 de idade. Leve essa mensagem para todos os homens que você conhece.

A Clinipae apoia essa causa, pois homem que é homem, se cuida!

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/. Acesso em: 01 de Novembro de 2018

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.