6 problemas de saúde causados pelo calor excessivo

A primavera chegou, e com ela trouxe o calor do pré-verão. Há quem goste de um calorzão para ir a praia ou curtir uma piscina. Mas apesar do lazer, as altas temperaturas trazem malefícios a saúde do ser humano.

DESIDRATAÇÃO

Esse problema não é novidade! E mesmo assim, as pessoas não ingerem os 2 litros de água recomendado pelos médicos para o bom funcionamento do organismo. Quanto mais nós suamos com as altas temperaturas do clima, mais água perdemos. Com isso, aparecem os sinais de desidratação: tontura, queda de pressão, dor de cabeça, febre, sonolência/cansaço, pouca produção de urina, etc.

INFARTO

A perda de água no corpo causa diminuição na pressão arterial. Com isso, o corpo busca formas de continuar vivendo, fazendo com que o coração bata mais rápido, o que favorece ataques cardíacos.

PROBLEMAS NOS RINS

Com altas temperaturas e a pouca injeção de água, o risco de desenvolver pedras nos rins aumenta mais do que no inverno.

CÂNCER DE PELE

A primavera e verão são as épocas mais propícias ao câncer de pele. Pois nesse período, ficamos mais expostos ao sol de forma excessiva, principalmente no verão de 40 graus.

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Com o calor, temos que tomar muito cuidado ao comer na rua. Muitos alimentos tem facilidade para estragar quando são expostos ao calor do ambiente. Também é recomendado o equilíbrio na hora de usar o sal na comida, pois o sal retém líquido do corpo que pode causar a desidratação.

INSOLAÇÃO

Não tem como falar em precauções no calor sem falar de insolação. Isso acontece quando nós ficamos muito tempo expostos ao sol forte, que como consequência, provoca o aumento da temperatura do organismo, acima dos limites fisiológicos.

Pelo que podemos perceber, alguns problemas de saúde podem ser prevenidos com o aumento no consumo de água, principalmente no verão. E com cuidados ao se expor ao sol. Por isso, beba bastante liquido, use protetor solar e não fique exposto ao sol de 10h às 15h.

Clique aqui e saiba mais!

 

Disponível em: Calor em excesso faz mal https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/10/09/calor-em-excesso-faz-mal/. Acesso em: 17 de Outubro de 2018

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.