Apesar de muitas pessoas acharem que depressão é frescura, na verdade é uma doença que está afetando milhares de pessoas ao redor do mundo e que pode causar graves consequências.

Pessoas que sofrem de transtorno depressivo são afetadas tanto no lado emocional quanto no físico, tais como:

– Tristeza profunda;

– Perda de interesse no que gostava;

– Falta de ânimo;

– Perda de apetite;

– Ausência de prazer;

– Mudanças de humor;

– Sentimento de impotência;

– Não tem perspectiva de um futuro melhor;

– Pode apresentar pensamentos suicidas.

– Perda de peso;

– Dores de cabeça e no corpo;

– Tensão nos músculos;

– Insônia;

– Ansiedade.

CAUSAS

Existem diversos fatores que desencadeiam a depressão, cada pessoa tem o seu motivo. Porém, podemos citar as causas mais comuns, como:

– Neurotransmissores alterados;

– Fatores genéticos;

– Doenças crônicas;

– Traumas ocasionados por abuso físico, emocional ou sexual;

– Abuso de substâncias, como álcool, cigarro e drogas ilícitas;

– Efeitos colaterais de alguns medicamentos;

– Estresse excessivo;

– Morte ou perda de pessoas queridas;

– Outros problemas pessoas como desemprego e divorcio;

– Doenças graves.

TRATAMENTO

Para quem sofre com essa doença, é imprescindível que busque ajuda de um neurologista/psiquiatra para que seja prescrita a melhor forma de tratamento a ser realizado.

Nunca se automedique, pois cada organismo funciona de uma forma diferente, por isso, os profissionais da saúde estão disponíveis para cuidar de quem tem depressão.

COMO AJUDAR ALGUÉM COM DEPRESSÃO

O primeiro passo é levar a sério os sentimentos da pessoa que está com depressão. Saiba que ela não controla suas emoções e pensamentos da mesma forma que uma pessoa saudável e que apenas dizer para ela(e) levantar a cabeça e seguir em frete não adianta.

Mostre a essa pessoa que você está ali para apoia-la e que está disposto a ajudar. Converse, ouça e convença essa pessoa a buscar ajuda profissional tanto de um neurologista quanto de um psicólogo, pois ambos são imprescindíveis no tratamento eficaz dessa doença.

Conscientize seus amigos e familiares sobre a depressão e ajude quem está passando por esse momento. Tenha em mente que é possível a pessoa voltar a ser feliz e ter uma vida normal, o seu apoio é essencial para que ela(e) se recupere!

 

Clique aqui e saiba mais!

 

Disponível em: Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/depressao-causas-sintomas-tratamentos-diagnostico-e-prevencao#:~:text=A%20depress%C3%A3o%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,podem%20combinar%2Dse%20entre%20si. Acesso em: 10 de Julho de 2018

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.