Entenda a importância de tomar a vacina contra gripe

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 950 milhões de pessoas são afetadas pelo vírus da gripe anualmente, e cerca de 500 mil acabam em morrendo.

Especialistas dizem que nenhuma outra doença evitável por vacina é tão prejudicial, ou resulta em taxas tão elevadas de hospitalizações, óbitos e absenteísmo às escolas e ao trabalho, como a gripe – destaca Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações Regional Rio de Janeiro.

Segundo o pneumologista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Eduardo Garcia, a vacina diminui muito o impacto da epidemia. “A cobertura vacinal é muito alta, fica acima dos 90%. Ela imuniza contra os principais grupos de vírus, e as pessoas, com as defesas boas, não adquirem a gripe. Daí a importância de imunizar-se”, comentou.

QUEM DEVE TOMAR

A campanha de vacinação é recomendada para pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, mulheres que deram a luz até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas com condições clinicas especiais, professores da rede pública e particular e detentos.

ONDE SE VACINAR

A vacinação é gratuita e deve ser tomada nos postos de saúde.

QUANDO NÃO DEVO TOMAR A VACINA

A vacina não pode ser aplicada em bebês com menos de 6 meses, pessoas que já tiveram reação alérgica em outras aplicações. É recomendado consultar um médico antes da vacina, as pessoas que tiveram a síndrome de Guillain-Barré e pessoas alergia grave a ovos.

Algumas pessoas acreditam que ao tomar essa vacina, irá pegar gripe, mas isso é um mito. A vacina não dá gripe. Ela é produzida por vírus mortos. Portanto, a vacina é bastante segura. O efeito colateral mais observado é um pouco de dor no local na administração. Pode também ocorrer febre e sensação de mal-estar. Os sintomas da gripe de verdade, porém, são realmente muito mais intensos.

Consulte seu médico e informe-se sobre quaisquer dúvidas. Cuide da sua saúde e de sua família. Os médicos da Clinipae estão a sua disposição para qualquer esclarecimento!

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Vacinar-se contra a gripe https://www.saude.pr.gov.br/servicos/Saude/Vacinas/Vacinar-se-contra-a-gripe-ZW3mxjNe Acesso em: 02 de Junho de 2018

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.